No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
A freguesia de Quintela de Azurara, no concelho de Mangualde, volta a celebrar o Carnaval e a “fazer jus” aos seus costumes nesta época com momentos que vão recordar as tradições seculares da localidade.
As festividades ficaram suspensas dois anos devido à pandemia da Covid-19, mas já começaram no passado domingo (27 de fevereiro) com a Feirinha de Entrudo e o Baile de Máscaras.
O momento mais alto acontece esta terça-feira com as tradicionais Sacada e Enterro do Entrudo. Tradições seculares que vão voltar a ser cumpridas, bem como a fogueira e as papas de milho.
A tradição carnavalesca foi sendo passada “de geração em geração, com momentos únicos, como é o caso do jogo a Sacada, onde os rapazes solteiros se mascaram de ‘velhas’ e, transportando sacas de serapilheira, desafiam os homens casados a participar no jogo”, explica uma nota da autarquia sobre estas tradições.
“Dizem os mais velhos que este será um ritual de purificação da alma e libertação dos maus pensamentos”.
Mas para esta segunda-feira a animação também não vai faltar com o Lume na Fogueira às 19h00 e um passeio noturno de BTT pelas 20h30. Ao final da noite, pelas 21h30, sobem ao palco os “Fanfarrões dos Bombeiros” Voluntários de Mangualde.
A animação de rua arranca pelas 22h00 com o Grupo de Concertinas de Mangualde, a Escola de Música A Pauta de Vila Nova de Oliveirinha e o Grupo de Concertinas do Dão. Às 22h30 haverá as tradicionais Papas de Milho e ainda as danças de Roda e de Terreiro.
Na Terça-Feira de Carnaval, o dia começa muito cedo, às 5h00, com cantares, seguidos do café na Panela de Ferro.
Pelas 14h00, decorre novamente a Feirinha de Entrudo, seguido da animação de rua com os Zés Pereiras de São Martinho de Orgens, arte circense, o Grupo de Cavaquinhos de Ferreirim e o Funk You Brass Band.
A Sacada tem lugar pelas 17h15 e o espetáculo de fogo tem hora marcada para as 21h30. O Enterro do Entrudo acontece à meia-noite.