Pavilhão Multiusos Viseu 1
Pope Leo XIV elected as new pontiff
rio criz tondela poluição
arrendar casa
janela casa edifício fundo ambiental
Estate agent with potential buyers in front of residential house

Em tempos passados, não era o branco que marcava os casamentos, era…

05.05.25

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

05.05.25

Neste Dia da Mãe, o Jornal do Centro entrou em ação com…

04.05.25
rio criz tondela poluição
Tondela_CM_Manuel_Veiga 2
clemente alves candidato cdu lamego
Chefs Inês Beja e Diogo Rocha na ativação Academia dos Segredos Gastronómicos de Viseu Dão Lafões web
cm-penedono-turismo-patrimonio-arqueologico-Dolmen-da-Capela-de-Nossa-Senhora-do-Monte--Penela-da-Beira-
tintol e traçadinho
Home » Notícias » Concelho » Carregal do Sal » Carregal do Sal com programação cultural dedicada a Aristides de Sousa Mendes

Carregal do Sal com programação cultural dedicada a Aristides de Sousa Mendes

 Carregal do Sal com programação cultural dedicada a Aristides de Sousa Mendes - Jornal do Centro
26.02.24
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Carregal do Sal com programação cultural dedicada a Aristides de Sousa Mendes - Jornal do Centro
26.02.24
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Carregal do Sal com programação cultural dedicada a Aristides de Sousa Mendes - Jornal do Centro

O diretor artístico do Centro Cultural de Carregal do Sal anunciou hoje a programação para este ano, que tem no teatro a principal área e em Aristides de Sousa Mendes a inspiração para as atividades.

“Este ano a programação é toda em torno de Aristides de Sousa Mendes, não só porque vai ser inaugurado o museu, em julho, e haverá grandes espetáculos nesse dia e, como aqui, no Centro Cultural, as atividades vão ser em torno dele”, disse António Leal.

O novo diretor artístico e programador do Centro Cultural de Carregal do Sal (CCCS) falava hoje aos jornalistas durante a apresentação da agenda da Centro que, pela primeira vez, recebeu apoio da Direção-Geral das Artes (DGArtes) – um total de 400.000 euros em quatro anos.

Além deste apoio, a Câmara Municipal de Carregal do Sal financia o Centro, por ano, com 100.000 euros, porque, justificou o presidente, “a cultura é um dos elementos fundamentais para a qualidade de vida que os cidadãos devem ter”.

Para o autarca, Paulo Catalino Ferraz, com esta programação regular, “Carregal do Sal tem maior qualidade e maior diversidade cultural o que faz com que as pessoas não se desloquem a outras cidades e atrai novos públicos”.

“Não há qualidade de vida sem cultura e, por isso, também pretendemos o envolvimento das associações e de todas as instituições do concelho, como por exemplo o novo Museu de Aristides de Sousa Mendes”, sustentou o presidente da Câmara.

Para o dia da inauguração do Museu, 19 de julho, aniversário do diplomata, já está agendado, adiantou Paulo Catalino Ferraz, “um grande concerto da Orquestra Clássica do Centro, com o coro misto da Universidade de Coimbra e o musical da Contracanto ‘Aristides’”.

“Este ano, a programação tem em Aristides de Sousa Mendes o grande foco e, para o ano, a figura homenageada será [a cantora falecida em abril de 2019] Dina”, adiantou.

“Todas as atividades” a realizar em 2024 “terão um toque a Aristides de Sousa Mendes, porque é uma forma de o dar a conhecer, de o lembrar e de o homenagear”, sustentou Paulo Catalino Ferraz.

António Leal esclareceu que a programação anual terá “na base o teatro, mas a música, a dança, o cruzamento disciplinar, circo/música, oficinas criativas, ações de mediação com o público e residências artísticas e coproduções farão, igualmente, parte da agenda cultural” deste ano.

“Vamos ter oficinas, por exemplo, com a Palmilha Dentada, que fará, com a nossa coletividade, o NACO [Núcleo de Animação Cultural de Oliveirinha]”, cujo tema é Aristides de Sousa Mendes – fará outra sob “O 25 de Abril nunca existiu”, anunciou.

O diretor artístico do Centro Cultural de Carregal do sal (distrito de Viseu) indicou que toda a programação assenta em quatro eixos, dois deles vão acompanhar os quatro anos de apoio da DGArtes (“Pontes humanas” e “Raízes criativas”). Os outros dois são anuais (“Abril em festa” e “Mulheres em cena”).

“Nos 10 meses que faltam vamos ter 59 atividades artísticas e a juntar a isso vamos ter também sessões de cinema comercial, mas também, uma vez por mês, uma sessão de cinema de autor que designamos de Cine Paraíso e conta com a programação de Frederico Corado.

Em março é também possível assistir a “Mãe e Noite”, da companhia viseense Mochos no Telhado, e para o segundo trimestre está programada “muita música e muita festa” à volta de Abril e do Dia da Liberdade.

“Era o Dia de Cantar”, da Contracanto, estreia em 19 de abril e está em cena até 25, dia em que também estará, à tarde, em Tábua (distrito de Coimbra) – voltando à noite a Carregal do Sal.

pub
 Carregal do Sal com programação cultural dedicada a Aristides de Sousa Mendes - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Carregal do Sal com programação cultural dedicada a Aristides de Sousa Mendes - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar