corte trânsito
conselho municipal saúde mortágua
federação sav
arrendar casa
janela casa edifício fundo ambiental
Estate agent with potential buyers in front of residential house

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

29.04.25

Uma vida feita de fé e resistência, Cidália Rodrigues mantém viva a…

26.04.25

O Jornal do Centro mantém-se independente para servir a sua comunidade. Mas…

25.04.25
João Azevedo PS
rui dionisio armamar
Catarina Meneses
Home » Notícias » Diário » Carregal do Sal recebe rali inédito na segunda edição da Expodão

Carregal do Sal recebe rali inédito na segunda edição da Expodão

Rali Espumante do Dão irá decorrer nos dias 24 e 25 de maio e é a principal novidade da segunda edição do Expodão, que também destaca os vinhos e produtos endógenos de Carregal do Sal

 Carregal do Sal recebe rali inédito na segunda edição da Expodão - Jornal do Centro
30.04.25
fotografia: Facebook Rali Espumante do Dão
partilhar
 Carregal do Sal recebe rali inédito na segunda edição da Expodão - Jornal do Centro
30.04.25
Fotografia: Facebook Rali Espumante do Dão
pub
 Carregal do Sal recebe rali inédito na segunda edição da Expodão - Jornal do Centro

O concelho de Carregal do Sal vai ter rali no próximo mês de maio. O Rali Espumante do Dão irá decorrer nos dias 24 e 25 e será a principal novidade da segunda edição da Expodão.

A competição promete receber muitos participantes, anunciou esta terça-feira (29 de abril) o presidente da Câmara de Carregal do Sal, Paulo Catalino. “Queremos que, à imagem do sucesso dos ralis da Constálica e das Termas de São Pedro do Sul, possamos ter aqui um rali que traga mais gente e dinâmica e que nos possa agradar a todos”, afirmou.

O autarca lembrou ainda que Carregal do Sal tem mantido “alguma tradição ligada aos desportos motorizados”, defendendo que, além de uma prova desportiva, o rali tem de ser “sobretudo um produto turístico de excelência”.

“Só faz sentido termos um evento desta grandeza se a ele associarmos o que de melhor o concelho tem para promover. Esperamos que seja uma marca registada do concelho e que tenha muito êxito este ano. A indicação que temos é que vamos ter muitos participantes, mais do que seria normal nos ralis, e a isto não é alheio o facto de sermos um concelho que sabe receber muito bem e que tem produtos de excelência”, garantiu.

O nome da competição remete a um produto que, segundo Paulo Catalino, “começa a ter uma expressividade muito grande”. O autarca espera que a iniciativa traga “gente, movimento e dinâmica” a Carregal do Sal.

A prova vai fazer parte do Campeonato Centro de Ralis e do Campeonato 2RM (duas rodas motrizes) e contará com uma superespecial e três classificativas. O Rali Espumante do Dão integra a programação da Expodão, que contará como cabeças de cartaz os Lucky Duckies com concerto marcado para o dia 24.

A agenda inclui ainda os espetáculos “Orquestra em Festa” do Conservatório de Música e Artes do Dão no dia 22 e “Um Mundo de Sonhos” no dia 23. O evento também vai incluir um espaço dedicado aos mais novos. Paulo Catalino disse que a Expodão é “uma festa que fazia falta” e que o objetivo da segunda edição é melhorar e tornar a iniciativa “ainda mais rica”, com destaque para a promoção dos vinhos e produtos endógenos.

“A grande riqueza é naturalmente o vinho, já que Carregal do Sal representa 40 por cento do vinho do Dão, e temos uma imagem de marca muito ligada a ele. Portanto, queremos que este seja um grande momento para promover as nossas quintas e produtores e que estes sintam este apelo ao produto de excelência que é o vinho, com destaque para o nicho do espumante”, explicou o presidente da Câmara, que também elencou outros produtos como os enchidos, o queijo Serra da Estrela, a pinha, o pinhão e o cabrito.

A Expodão, acrescentou, é “uma marca que abraça tudo aquilo o que de melhor temos no nosso concelho e uma mostra que queremos que seja muito importante para todas as nossas empresas poderem projetar-se um pouco mais”. A edição deste ano está a ser preparada “com todo o carinho e atenção” e promete também trazer diversão a Carregal do Sal.

A Expodão vai ter lugar na praça dos Paços do Concelho, que vai ter um novo nome em homenagem ao antigo presidente da autarquia, Atílio dos Santos Nunes, que morreu em 2017. “Ele foi responsável pela edificação da Câmara Municipal e do Centro Cultural e penso que não foi feita a devida homenagem a um homem que exerceu serviço público com esta grandeza e, portanto, esta praça está a ser melhorada em sua homenagem porque vai ser chamada Praça Municipal Atílio dos Santos Nunes”, disse Paulo Catalino, acrescentando que as obras que estão a ser feitas na praça deverão terminar já em maio.

Mais de cem lojas aderem a bairro comercial digital
Na mesma conferência de imprensa, também foi apresentado o bairro comercial digital Aquidão, que já conta com mais de 100 lojas aderentes, e assinados os primeiros protocolos de adesão. O projeto, realizado em parceria com a ADICES, garante a digitalização do comércio local.

“O trabalho tem de ser coletivo. A Câmara tem a missão de encontrar com os empresários as melhores soluções para podermos melhorar cada vez mais as nossas riquezas e cada negócio tem uma vertente económica, mas também uma clara identidade com o concelho, e esperam que sintam esta proximidade para que, havendo um trabalho em conjunto, possamos conseguir mais feitos”, explicou Paulo Catalino, esperando que o marketplace online traga “mais ganhos” para o comércio local.

Já Miguel Torres, da ADICES, realça que o bairro digital demonstra como a tradição não tem de ser olhada “como uma coisa de estanque, mas sim como uma construção de futuro”. “Pensamos como a tradição pode ser fomentadora de negócios de futuro porque não é possível construir o desenvolvimento e o bem-estar sem a economia e só a economia é que garante que as nossas comunidades tenham condições para aqui viver e estar”, afirmou o coordenador da associação.

Na Expodão, a ADICES vai organizar um seminário sobre projetos de desenvolvimento local. Iniciativa essa que será o “primeiro momento” em que a associação irá lançar as suas medidas de desenvolvimento local, adiantou Miguel Torres.

“A nossa estratégia foi aprovada há dois anos, mas ainda carece da assinatura do ministro da Agricultura. A informação que temos é que a portaria está no gabinete do ministro para ser assinada e, no seminário que vamos organizar no dia 23, vamos apresentar as nossas medidas de apoio ao desenvolvimento local, aos pequenos investimentos agrícolas e à bioeconomia”, rematou.

pub
 Carregal do Sal recebe rali inédito na segunda edição da Expodão - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Carregal do Sal recebe rali inédito na segunda edição da Expodão - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar