No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
A Biblioteca Municipal Branquinho da Fonseca, em Mortágua, transformou-se num verdadeiro cenário de Halloween, com a exposição de 91 casinhas assombradas criadas pelos alunos da Escola Básica Dr. Afonso Abrantes. A mostra, patente até 7 de novembro, nasceu do desafio “Zás, pás, trás, e uma casinha assombrada de bruxa(o) criarás”, promovido pela Rede de Bibliotecas de Mortágua, e promete encantar todos os visitantes.
Entre cores de outono, bruxas, fantasmas e muita imaginação, as casinhas expostas revelam o empenho e a criatividade das crianças e também das famílias que participaram na construção destes pequenos mundos mágicos.
Além de apreciar os trabalhos, o público é convidado a votar na sua casinha preferida e a descobrir sugestões de leitura temáticas sobre o Halloween, cuidadosamente preparadas pela Biblioteca. Livros sobre bruxas, monstrinhos e histórias de assombrar esperam por leitores corajosos e curiosos.
Esta é já a quarta edição do desafio “Zás, pás, trás”, que todos os anos propõe um novo tema ligado ao Halloween. Em edições anteriores, o destaque foi para vassouras, chapéus de cone e sapatos pontiagudos, símbolos bem conhecidos desta celebração.
E porque o Halloween também é tempo de festa, a Biblioteca Municipal de Mortágua prepara uma noite especial no dia 31 de outubro, com histórias de arrepiar contadas por Ana Rita Janeiro. O convite é dirigido a todas as famílias, que são desafiadas a aparecer a rigor, com disfarces assustadores, para uma noite de diversão e mistério.