cd tondela 10 janeiro cristiano bacci
bombeiros50
manuel pinheiro cvr dão
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
March-711-4
6
novo comboio turístico viseu
Home » Notícias » Concelho » Penedono » Castanha de Penedono e Sernancelhe vai ter maior procura este ano, acreditam produtores

Castanha de Penedono e Sernancelhe vai ter maior procura este ano, acreditam produtores

 Quinta de Lamego entre os finalistas nos ‘Óscares’ do turismo
14.10.21
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Quinta de Lamego entre os finalistas nos ‘Óscares’ do turismo
14.10.21
Fotografia: Jornal do Centro
Campanha Vamos Lixar o Lixo da APA com monumento feito de resíduos, alerta para cerca de 3 milhões de toneladas de lixo em aterros e apelo a separar o lixo antes que o futuro se lixe.
pub
 Castanha de Penedono e Sernancelhe vai ter maior procura este ano, acreditam produtores

A apanha de castanha já arrancou no norte da região de Viseu. Os produtores de Penedono e Sernancelhe, concelhos conhecidos pela produção deste fruto, mostram-se confiantes e apontam para um mercado com muita procura este ano.

Em Penedono, o presidente da Cooperativa Agrícola de Penela da Beira, José Ângelo Pinto, garante que a procura está acima das expetativas em comparação com o ano passado e acredita que a castanha vai ser “um produto de boa qualidade”.

“Estamos com uma expetativa muito mista porque há zonas, principalmente as mais altas, em que poderá haver um problema técnico de produção. Mas, nas zonas de produção mais sustentada, encontramos uma produção regular. Estamos à espera de ter um produto da boa qualidade, que é já o apanágio normal da nossa zona, para conseguir servir os nossos clientes”, explica.

O dirigente da cooperativa que conta com mais de 500 associados diz que vê com otimismo a recuperação do mercado da castanha, afirmando ter recebido “sinais muito interessantes”.

“Há, de facto, uma procura muito ativa de castanhas. Portanto, estamos muito confiantes que vamos ter um 2021 bastante melhor do que 2020, que foi muito complicado com a pandemia”, lembra.

José Pinto recorda que, no ano passado, a falta de assadores nas grandes cidades “fez com que a procura fosse diferente do que estávamos habituados”.

Também o presidente da Associação Empresarial Beira Alta de Sernancelhe, João Aguiar, mantém o otimismo, afirmando que os assadores e o mercado estão novamente à procura do fruto típico do concelho.

“Houve uma maturação mais rápida dos ouriços devido às chuvas que houve em setembro. A qualidade mantém-se com as mesmas caraterísticas que a castanha de Sernancelhe tem”, assegura.

Mesmo assim, o dirigente assume que a produção de castanha em Sernancelhe poderá baixar em toneladas e que o calibre “seja um pouco mais pequeno”. “Ainda não é certo porque estamos na primeira apanha. Temos de esperar para ver como decorrem as próximas semanas”, diz esperando ter “melhores resultados nas próximas semanas”.

No ano passado, a produção na “capital da castanha” deverá ter sofrido uma quebra de 10 por cento.

pub
 Quinta de Lamego entre os finalistas nos ‘Óscares’ do turismo

Outras notícias

pub
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • Mercedes CLA 180d Coupé na Ncar da Litocar
  • Regional Economics - A economia de Região de Viseu
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
 Quinta de Lamego entre os finalistas nos ‘Óscares’ do turismo

Notícias relacionadas

Procurar