No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
A região Centro de Portugal vai acolher, pela primeira vez, a prova de abertura da Taça do Mundo de Corrida de Montanha (WMRA Mountain Running World Cup), que decorrerá no dia 19 de abril de 2026, em Castro Daire, com a realização do Cross de São Brás e o apoio da Turismo Centro de Portugal. A confirmação foi conhecida com a divulgação oficial do calendário mundial, que integra apenas dez etapas.
A pequena aldeia da Granja, com cerca de 80 habitantes, será o epicentro da competição. O GDR Granja, clube local com mais de 50 atletas federados, transformou-se num exemplo de dinamismo desportivo no interior do país e prepara-se agora para receber alguns dos melhores atletas internacionais da modalidade.
Com este evento, Castro Daire reforça a sua posição no panorama internacional da corrida de montanha. Depois da integração do Montemuro Vertical Run no circuito mundial em anos anteriores, o Cross de São Brás, uma das provas clássicas nacionais na vertente “Up & Downhill”, entra agora para a Taça do Mundo e acolhe igualmente o Campeonato Nacional da Federação Portuguesa de Atletismo, num marco histórico para o concelho.
A decisão da Associação Mundial de Corridas de Montanha (WMRA) de iniciar a temporada de 2026 em Castro Daire colocará o território no centro das atenções internacionais, promovendo o seu património natural e cultural. A organização prevê o envolvimento das escolas, dos jovens e dos agentes locais, promovendo estilos de vida saudáveis, literacia outdoor e cidadania ativa, além de dinamizar a economia local.
A realização desta prova enquadra-se na estratégia da Turismo Centro de Portugal para o turismo desportivo, apostando na captação de grandes eventos como forma de atrair visitantes, combater a sazonalidade turística e reforçar a cooperação entre autarquias, federações, clubes e operadores turísticos.
Para Rui Ventura, presidente da Turismo Centro de Portugal, “receber a etapa inaugural da Taça do Mundo de Corrida de Montanha é um reconhecimento claro da capacidade organizativa do nosso território e da visão estratégica da Turismo Centro de Portugal para o turismo desportivo”. O responsável sublinha ainda que “a realização de uma prova desta dimensão num território rural evidencia o papel transformador do desporto na valorização do interior”.
A temporada de 2026 da Taça do Mundo de Corrida de Montanha será composta por 10 eventos em 10 países, com 16 corridas distribuídas por três continentes e quatro novos destinos integrados no circuito. O arranque em Castro Daire promete projetar a região Centro para audiências globais.