5
resende
IP3
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roberto rodrigues escanção
CVRDao_2
March-711-4
Home » Notícias » Diário » Celebrações da Semana Santa regressam a Lamego

Celebrações da Semana Santa regressam a Lamego

pub
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
28.03.22
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
28.03.22
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Celebrações da Semana Santa regressam a Lamego

Após um interregno de dois anos, devido à pandemia da Covid-19, as solenidades da Semana Santa regressam a Lamego de 2 a 17 de abril.

O anúncio foi feito numa nota divulgada pela Santa Casa da Misericórdia, parceira na organização das festividades que costumam contar com milhares de pessoas. A instituição garante que a cidade “volta a viver um dos seus maiores momentos de fé e de dinâmica cultural”, juntando “elementos da liturgia e da religiosidade popular”.

Como é tradição, os mesários da Santa Casa vão participar, a 15 de abril, dia da Sexta-Feira Santa, na Procissão do Senhor Morto, presidida pelo bispo de Lamego, D. António Couto. O trajeto, que decorrerá durante a noite, terá início e fim na Igreja das Chagas, passará pelas ruas da cidade e encerrará com o Sermão do Senhor Morto.

No dia anterior, na Quinta-Feira Santa (dia 14), a irmandade da Misericórdia também participa na Procissão das Sete Bandeiras – Sete Tribunais, que parte da Igreja das Chagas, pelas 21h30. No Domingo de Ramos (dia 10), o templo acolhe, às 10h00, a Bênção dos Ramos, antes da procissão que irá desfilar em direção à Igreja Matriz de Almacave.

As festividades começam este sábado, às 21h30, na Igreja de Almacave, com o recital “O Evangelho da Paixão”. No domingo (dia 3), haverá a Festa de São Lázaro no Bairro da Ponte.

Ainda na Quinta-Feira Santa, haverá missa crismal na Sé de Lamego a partir das 10h00. No mesmo local, faz-se às 17h00 a Celebração da Ceia do Senhor e o rito do lava-pés. A Ceia será celebrada às 19h00 na Igreja de Almacave.

No Sábado Santo (dia 16), haverá vigília pascal à noite na Sé e em Almacave. E, no Domingo de Páscoa (dia 17), decorrerá a Procissão da Ressurreição às 9h15 na Igreja de Almacave. Na Sé, a procissão e missa começa às 8h30. Pelas 10h00, começa a visita pascal pela cidade. A Semana Santa termina às 18h00 com a Queima do Judas, em Lalim.

“É com muita satisfação que retomamos estas solenidades com redobrado empenho, vontade e devoção. A Semana Santa é uma das celebrações mais significativas do mundo cristão. Nesta altura, os fiéis em Lamego vão poder usufruir de uma oferta religiosa e cultural de excelência e de especial simbolismo”, diz o provedor da Misericórdia, António Carreira.

pub
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Notícias relacionadas

Procurar