Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
A CEM Palcos anunciou um conjunto de iniciativas culturais a decorrer no final de janeiro, em Viseu, no âmbito do projeto “Diálogos com Gil Vicente”, incluindo o Festival de Leituras na freguesia de Barreiros e Cepões, sessões de dramaturgia contemporânea para público escolar e o lançamento de novos episódios do projeto radiofónico “CEM Vozes – O mundo numa rádio”.
O Festival de Leituras tem lugar já no próximo dia 31 de janeiro, às 21h00, na antiga Escola Primária das Nelas, na freguesia de Barreiros e Cepões. A sessão inclui a leitura de uma adaptação contemporânea do “Auto da Barca da Glória”, de Gil Vicente, assinada por Mariana Fonseca, desenvolvida no âmbito de uma residência de escrita realizada com a comunidade local.
Segundo a organização, “nesta sessão será apresentada uma leitura de uma adaptação contemporânea do ‘Auto da Barca da Glória’, de Gil Vicente, por Mariana Fonseca, desenvolvida no âmbito das residências de dramaturgia realizadas com as comunidades ao longo do ano passado”.
Até 19 de abril, os textos produzidos nas residências de dramaturgia serão apresentados em formato de leitura nas várias localidades envolvidas. “Terminado o ciclo, um dos textos será selecionado para desenvolvimento na edição deste ano de um dos mais longevos projetos da CEM Palcos”, refere o comunicado.
No mesmo período, decorre também o ciclo “NOVe – NOVos Tempos NOVas Dramaturgias – vol. 2”, dirigido ao público escolar. As sessões de leitura têm lugar nos dias 29 e 30 de janeiro, na Escola Profissional Profitecla, em Viseu. Nestas sessões, Inês Ribeiro interpreta o texto “Alexa ou a Mancha”, acompanhado por vídeo, seguindo-se um momento de “reflexão conjunta” entre alunos e equipa artística.
Na área da rádio, a CEM Palcos lança, entre o passado dia 28 de janeiro e o próximo dia 30, o terceiro e quarto episódios do “CEM Vozes – O mundo numa rádio”. O projeto é descrito como “o novo projeto da CEM Palcos que dá a ouvir as histórias de vida de quem chegou a Portugal vindo de outros lugares e de quem partiu daqui para outros destinos”.
De acordo com a organização, “em janeiro e fevereiro, lançamos 2 temporadas de 8 episódios feitos de biografias, reflexões e pensamentos sobre o que significa viver fora do país de origem”.
A CEM Palcos sublinha tratar-se de “mais uma celebração da diversidade e da multiculturalidade”, com o objetivo de criar um arquivo sonoro coletivo e promover a apresentação pública de novas dramaturgias desenvolvidas em contexto comunitário.