No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
Mais de 50 demonstrações artísticas ocuparam as ruas da aldeia de Lapa do Lobo, no concelho de Nelas, na terceira edição da iniciativa “Aldeia Cultural”. O evento, que teve agora a sua terceira edição, juntou centenas de pessoas no passado fim de semana.
A organização fala de “um sucesso” e revela que a “Aldeia Cultural” vai regressar em 2026.
A edição deste ano teve como temática a memória e a cultura e contou com oficinas, exposições, feiras, instalações artísticas e eventos artísticos. Samuel Úria, Lena d’Água e Gustavo Reinas atuaram no evento que também contou com atividades para públicos de todas as idades.
As quatro residências artísticas, que precederam os dias da Aldeia Cultural, foram a grande novidade deste ano. Bitocas Fernandes, Calafrio, Rosário Pinheiro e Mente de Cão foram os artistas que estiveram em processo criativo e que apresentaram os resultados durante os dias de evento.
As demonstrações permitiram “experienciar o ambiente das ruas do antigamente, com pessoas nas lajes a bordarem e a contarem histórias”, refere a Fundação Lapa do Lobo, que organizou a “Aldeia Cultural” com a companhia Contracanto e a Junta de Freguesia da Lapa do Lobo.