um outro natal
museu aristides de sousa mendes casa do passal carregal do sal
Captura de ecrã 2026-01-21 113827
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
March-711-4
6
novo comboio turístico viseu
Home » Notícias » Concelho » Carregal do Sal » Centro de acolhimento Aristides de Sousa Mendes em Carregal do Sal pronto daqui a um ano

Centro de acolhimento Aristides de Sousa Mendes em Carregal do Sal pronto daqui a um ano

Projeto iniciado há três anos e agora alargado a situações nacionais, inclui formação para integração social e profissional, além de alojamento

 Viseu: PSD retira confiança política a vereador após aproximação ao executivo socialista
21.01.26
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Viseu: PSD retira confiança política a vereador após aproximação ao executivo socialista
21.01.26
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Centro de acolhimento Aristides de Sousa Mendes em Carregal do Sal pronto daqui a um ano

O presidente da Câmara Municipal de Carregal do Sal disse hoje à agência Lusa que espera abrir dentro de um ano o Centro de Acolhimento e Integração Aristides de Sousa Mendes, cujo concurso foi lançado em janeiro.

“Acredito que esta obra, tudo correndo bem e sem percalços, possa estar pronta no prazo de um ano. Trata-se de uma obra muito importante para o país, de cariz e interesse nacional”, defendeu Paulo Caatalino Ferraz.

O concurso foi publicado há uma semana no Diário da República e tem como preço base quase 4,5 milhões de euros (ME) que serão financiados “em grande parte e dentro do possível pelo PRR” (Plano de Recuperação e Resiliência).

O autarca acrescentou que “o que já não for possível pelo PRR, será financiado, certamente, através de outros programas europeus”, já que foi isso que “ficou acordado após várias negociações com o Governo” liderado por Luís Montenegro.

O Centro de Acolhimento e Integração Aristides de Sousa Mendes é um projeto “já com uns três anos, ainda com o anterior Governo, e foi alterado, tendo em conta que já não se destina somente a refugiados estrangeiros e, agora, vai muito mais além”.

“É um centro de acolhimento e integração que serve para dar apoio tanto a situações internacionais como nacionais, nomeadamente jovens desacompanhados ou famílias em alguma situação de vulnerabilidade”, realçou o autarca socialista.

Segundo Paulo Catalino Ferraz esta obra “insere-se num projeto nacional de centros de acolhimento para apoio a famílias que estejam em situação de dificuldade habitacional e de integração na sociedade”.

O centro “não será só de acolhimento, terá também a vertente de capacitação para que as pessoas possam ser capacitadas em alguma área necessária para a integração na sociedade e na vida ativa, seja no concelho de Carregal do Sal ou no país”.

“A capacitação é uma mais-valia do centro que se tornou agora, neste novo projeto, muito mais versátil e possível de ajustar às necessidades dos cidadãos, seja numa vertente internacional ou nacional”, destacou.

Neste sentido, o Centro de Acolhimento e Integração Aristides de Sousa Mendes terá uma lotação “versátil, que pode ir das 76 às 100 pessoas, porque é possível ajustar às necessidades, seja no caso de haver famílias com crianças ou pessoas individuais”.

O Centro de Acolhimento e Integração de Refugiados Aristides de Sousa Mendes será construído na casa da mãe do cônsul, onde ele nasceu, a chamada Casa do Aido, na freguesia de Cabanas de Viriato, no concelho de Carregal do Sal, distrito de Viseu.

“É uma obra muito simbólica para nós, porque nasce na casa em que nasceu o nosso grande humanista e exemplo. Assim, a casa ficará sempre associada a esta vertente humanista desse grande homem que foi Aristides de Sousa Mendes”, sublinhou.

pub
 Viseu: PSD retira confiança política a vereador após aproximação ao executivo socialista

Outras notícias

pub
 Viseu: PSD retira confiança política a vereador após aproximação ao executivo socialista

Notícias relacionadas

Procurar