5
resende
IP3
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roberto rodrigues escanção
CVRDao_2
March-711-4
Home » Notícias » Diário » Centros comerciais de Viseu abertos à população que foge do calor

Centros comerciais de Viseu abertos à população que foge do calor

pub
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
13.07.22
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
13.07.22
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Centros comerciais de Viseu abertos à população que foge do calor

Os centros comerciais Palácio do Gelo e Forum Viseu irão acolher pessoas que queiram resguardar-se do calor nesta altura, passando a ser “espaços abrigo” e cumprindo às recomendações das autoridades de saúde. O anúncio foi feito esta quarta-feira pela Câmara de Viseu.

O segundo comandante dos Bombeiros Sapadores de Viseu e responsável pela Proteção Civil, Rui Nogueira, disse que os centros comerciais foram contactados pelas autoridades “porque são locais que poderão classificar-se como abrigos onde as pessoas podem encontrar um ambiente mais climatizado, caso não tenham locais frescos mais próximos da sua habitação”.

“As administrações dos espaços têm mostrado naturalmente disponibilidade para o que seja necessário. Estas medidas devem estar em vigor sempre que assim se justifique e seja recomendado pela DGS”, afirmou ao Jornal do Centro.

A Proteção Civil de Viseu está preocupada com a saúde da população e com os incêndios, onde, segundo Rui Nogueira, a situação tem estado calma.

“Vivemos uma semana crítica em relação ao calor e aos incêndios. No concelho de Viseu, atualmente temos alguma atividade, mas é bastante reduzida, felizmente e para já. Tivemos incêndio esta noite e ainda outro na freguesia de Orgens, que estão todos dominados”, afirmou.

Todo o cuidado é pouco
Com as temperaturas próximas dos 40 graus, as autoridades pedem às pessoas para se abrigarem do calor. A autarquia de Viseu já emitiu alertas para a população se resguardar das altas temperaturas, tendo ativado o Plano Municipal de Emergência e apelado ao cumprimento das recomendações das autoridades de saúde.

A Direção-Geral da Saúde aconselha à população que evite a exposição solar, entre as 11h00 e as 17h00, e se hidrate constantemente nos períodos de maior calor, além de “especial atenção” a crianças, idosos, doentes crónicos, acamados, dependentes e trabalhadores no exterior.

A DGS relembra ainda que, independentemente do clima do local de residência, são para ser seguidas as medidas de etiqueta respiratória.

Entre as recomendações recordadas pela autarquia, estão também o uso de protetores solares com fator de proteção superior a 30, roupas leves, óculos de sol e chapéus de abas largas, bem como evitar fazer esforços físicos intensos e permanecer em locais frescos ou climatizados.

Durante o dia, é preciso fechar janelas e persianas e, à noite, fazer o oposto, aproveitando o ar fresco para arrefecer os edifícios.

As autoridades também sugerem fazer-se refeições ligeiras, à base de saladas, e beber água e sumos naturais de fruta, mesmo não tendo sede, evitando desta forma refrigerantes e bebidas alcoólicas, além da conservação dos medicamentos em locais frescos e secos e do contacto frequente com idosos e outras pessoas que vivem sozinhas.

Queimadas, lumes e fogueiras proibidas nesta altura
A região de Viseu tem estado sob perigo máximo de risco de incêndio por estes dias. As autoridades recordam que é proibido fazer queimadas, lumes e também fogueiras para recreio, lazer ou no âmbito de festas. A queima de amontoados só é permitida com autorização ou comunicação prévia.

Também é proibido usar motorroçadoras, corta-matos, destroçadores, motosserras, equipamentos florestais de recreio e rebarbadoras, além de máquinas motorizadas que não estejam dotadas de, pelo menos, um ou dois extintores com seis quilos e dispositivos de retenção de faíscas ou faúlhas, exceto no caso de motosserras, motorroçadoras e outras pequenas máquinas portáteis.

É ainda proibido utilizar fogareiros e grelhadores, exceto se forem usados nos locais devidamente identificados para o efeito. Das 11h00 até ao pôr do sol, os agricultores também não podem usar máquinas agrícolas e florestais com alfaias ou componentes metálicos em contacto direto com o solo, bem como a realização de operações de exploração florestal de corte e rechega.

Também é proibido fumigar ou desinfestar apiários quando envolva o uso do fogo ou outros métodos incandescentes ou geradores de calor, bem como lançar balões de mecha acesa e circular ou permanecer em áreas florestais públicas ou comunitárias, incluindo a rede viária abrangida.

A realização de eventos em zonas florestais também está interdita. As autoridades alertam para a proibição da circulação de aeronaves não tripuladas.

Para mais informações, a Câmara apela ao contacto para o SOS Ambiente e Território (808 200 520) ou para a Proteção Civil municipal (232 420 390).

pub
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Notícias relacionadas

Procurar