No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Esta segunda-feira (19 de abril), os centros comerciais voltam a abrir portas, depois de quase três meses encerrados. Neste início da terceira fase do desconfinamento, os clientes já começam a aparecer. Por volta das 10h00 da manhã, ainda se circulava com alguma tranquilidade pelas lojas do Palácio do Gelo e do Fórum, em Viseu.
Na Rua do Palácio do Gelo, conhecemos Sílvia Pinto, uma das clientes que ansiava pelo regresso dos centros comerciais. “Já estava à espera para fazer algumas compras, mas principalmente para o meu marido que vai viajar”, lançou, acrescentando que o filho mais velho, de 17 anos, “teve um pico de crescimento” e, por isso, “vou aproveitar para fazer algumas compras”
Mais à frente, encontrámos Sandrine Figueiredo a visitar algumas das lojas que estiveram encerradas por mais de dois meses. Perguntámos-lhe o que achava desta reabertura, e não hesitou: “para ver gente, para comprar roupa porque os filhos crescem e a gente vem ver” até “para o dia da Mãe também” porque, na realidade, ainda há algum “medo que volte a fechar”.
Já no Fórum, em Viseu, Aldina Sousa apressou-se a ir levantar uma encomenda que já tinha em loja desde janeiro, altura em que os centros comerciais fecharam portas. “Acho que até psicologicamente para nós, mulheres, gostamos de ver e comprar alguma coisinha para nós, um miminho para os filhos”, acrescentou.
Entre o horário de trabalho, Eulália Costa, colaboradora no Fórum Viseu, também já aproveitou para fazer algumas compras. Ainda assim, está “ansiosa sim para voltar à vida normal, mas para comprar com calma”, referiu, alertando para o facto disto “ainda não estar bem e temos que ter cuidado, não vamos já encher as lojas”.
Para além dos centros comerciais, a terceira fase de desconfinamento também prevê a abertura de lojas, cafés e restaurantes, além do regresso dos alunos do ensino secundário às aulas presenciais.