No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
O Centro Hospitalar Tondela-Viseu (CHTV) vai assinalar o Dia Mundial da Segurança do Doente, comemorado este sábado (17 de setembro), com várias atividades gratuitas.
Com o objetivo de sensibilizar utentes e profissionais de saúde para este tema, a instituição de saúde irá organizar seminários gratuitos.
As atividades têm início sexta-feira (dia 16) com uma conferência gratuita sobre prevenção de erros na medicação nas diferentes áreas clínicas, dirigida a profissionais e estudantes na área da saúde, na Escola Superior de Saúde.
A iniciativa pode ainda ser acompanhada online. As inscrições estão abertas online em www.essv.ipv.pt/events/simposiomedicacao-sem-dano.
Já para sábado, estão previstas atividades para a comunidade em geral que vão decorrer de manhã no auditório do Hospital de Viseu e de tarde na Feira de São Mateus.
A celebração está integrada no tema “Medicação sem Dano”, proposto pela Organização Mundial de Saúde.
“A maior parte dos erros na utilização da medicação é evitável. Para isso, é fundamental que todos participem e cumpram o seu papel, de forma a promover o uso de medicação sem danos”, refere o CHTV em nota.
Segundo a instituição, cerca de 50 por cento dos cidadãos em todo o mundo não tomam corretamente os medicamentos e a maioria das falhas “se prende com a toma da dose errada, para outra situação clínica ou fora do período indicado”.