5
resende
IP3
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roberto rodrigues escanção
CVRDao_2
March-711-4
Home » Notícias » Diário » Chuva deixa Viseu outra vez sob alerta amarelo

Chuva deixa Viseu outra vez sob alerta amarelo

pub
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
15.12.22
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
15.12.22
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Chuva deixa Viseu outra vez sob alerta amarelo

O distrito de Viseu vai estar novamente sob alerta amarelo devido ao mau tempo. A previsão de chuva por vezes forte levou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) a ativar o aviso entre a meia-noite e as 9h00 desta sexta-feira (dia 16).

Além de Viseu, também os distritos de Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Leiria, Portalegre, Porto e Santarém vão ser afetados por aguaceiros, por vezes fortes, o que leva à indicação de aviso amarelo.

O aviso amarelo, o terceiro mais grave, a seguir ao vermelho e ao laranja, é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Também a Proteção Civil lançou um novo alerta, advertindo para “aguaceiros por vezes fortes no Centro, vale do Tejo e Alto Alentejo, mas que poderão estender-se ao Minho e Douro Litoral” e também para períodos de trovoada.

O período crítico é entre as 0h00 e as 6h00, mas a chuva poderá prolongar-se até ao meio-dia nos distritos do interior. As rajadas de vento forte poderão atingir os 60 quilómetros/hora.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil alerta para a ocorrência de inundações e cheias, para além de arrastamentos, piso escorregadio e formação de lençóis de água. As autoridades lembram que tais situações podem ser prevenidas através de várias medidas de proteção.

Entre essas medidas, a Proteção Civil sugere a “desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais”, a retirada de inertes e outros objetos que “possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas” e também a “adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente andaimes, placards e outras estruturas suspensas”.

As autoridades também alertam para o cuidado na circulação e permanência junto de zonas com árvores e para a possibilidade de queda de ramos e árvores devido ao vento forte, além da adoção de “uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água nas vias”.

A Proteção Civil lembra também a população para não atravessar zonas inundadas “de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas” e estar atento às informações da meteorologia e indicações das autoridades.

Para amanhã, Viseu contará com uma temperatura máxima de 11 graus e uma mínima de 7º, as mesmas de hoje. Segundo o IPMA, o céu estará nublado e deverá chover durante a manhã.

O tempo irá melhorar no sábado (dia 17) com a previsão de céu limpo e pouco nublado na região.

pub
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Notícias relacionadas

Procurar