Screenshot
peça teatro gémeos
image
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
expodemo 2
confraria
palavras e letrasjpg
Home » Notícias » Diário » Chuva e vento forte leva Proteção Civil a emitir alerta. Vem aí a depressão Domingos

Chuva e vento forte leva Proteção Civil a emitir alerta. Vem aí a depressão Domingos

pub
 BUPI identifica mais de 91 mil propriedades em cinco concelhos do distrito de Viseu
03.11.23
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 BUPI identifica mais de 91 mil propriedades em cinco concelhos do distrito de Viseu
03.11.23
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Chuva e vento forte leva Proteção Civil a emitir alerta. Vem aí a depressão Domingos

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) emitiu um novo alerta devido às previsões de mau tempo para este fim de semana. O distrito de Viseu Semana fecha com chuva na região de Viseu e fim de semana começa com aviso amarelo (4 de novembro), graças à chuva e ao vento fortes.

Em comunicado, a entidade prevê não só esta previsão como também agitação marítima e queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela “para as próximas 48 horas”. A precipitação vai ser mais intensa nas regiões Norte e Centro, podendo ser acompanhada de trovoada. As rajadas de vento também podem atingir os 100 quilómetros/hora nas terras altas.

A Proteção Civil também alerta para o aumento das afluências em várias barragens do país, incluindo a albufeira de Ribeiradio, em Oliveira de Frades, e também em bacias hidrográficas como as do Douro e do Mondego.

A ANEPC adverte para possíveis episódios de chuva intensa, vento forte, agitação marítima e queda de neve e para os seus efeitos, nomeadamente inundações, cheias, deslizamentos, derrocadas, pisos escorregadios, desconforto térmico devido ao vento e às baixas temperaturas, e arrastamentos de objetos soltos.

A autoridade recorda, por isso, das medidas preventivas que podem ser tomadas para evitar estas situações. Entre elas, está a adoção de uma “condução defensiva, reduzindo a velocidade e tomando especial atenção à eventual acumulação de neve e/ou formação de lençóis de água nas vias rodoviárias”.

A Proteção Civil também recomenda à população que não atravesse zonas inundadas, tenha especial atenção ao circular junto de árvores e ramos devido ao risco de queda e esteja atento às informações meteorológicas e às indicações da Proteção Civil e das forças de segurança.

A autoridade apela ainda à desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais, à retirada de objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas e a uma fixação “adequada” de estruturas soltas, nomeadamente andaimes, placards e outras estruturas suspensas.

Depressão Domingos afeta Norte e Centro com chuva forte no sábado
A depressão Domingos deverá afetar em particular o Norte e o Centro do país este sábado. Segundo informações do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o fenómeno desloca-se ao longo do Atlântico em direção a leste, e às 12h00 de sábado deverá estar centrada a sul da Irlanda, com impacto significativo na costa norte espanhola e a região do golfo da Biscaia, “com vento e agitação marítima muito fortes”.

Apesar de Portugal continental “não ser diretamente atingido pela tempestade, uma superfície frontal fria associada” irá atravessar o território no sábado, originando “períodos de chuva forte e persistente na noite e manhã de dia 4 no Norte e Centro, em especial no litoral e nas regiões montanhosas, passando gradualmente a regime de aguaceiros a partir da tarde”, lê-se na nota.

“Na região Sul, prevê-se períodos de chuva, em especial durante a tarde de dia 4, mas que será em geral moderada a fraca”, acrescenta-se.

O vento irá intensificar-se a partir do final desta sexta-feira (dia 3), “soprando forte de sudoeste no litoral oeste, em especial a norte do Cabo Espichel, onde as rajadas poderão atingir 75 a 85 km [quilómetros]/hora], e por vezes muito forte nas terras altas, com rajadas até 110 km/h”, prevê o IPMA.

“O vento rodará gradualmente para oeste a partir da manhã, diminuindo a intensidade a partir do final da tarde de dia 4”, referiu.

pub
 BUPI identifica mais de 91 mil propriedades em cinco concelhos do distrito de Viseu

Outras notícias

pub
 BUPI identifica mais de 91 mil propriedades em cinco concelhos do distrito de Viseu

Notícias relacionadas

Procurar