No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
A Tavfer – Ovos Matinados – Mortágua revelou o alinhamento para a Volta ao Algarve, prova por etapas que decorre entre 18 e 22 de fevereiro e que volta a reunir algumas das principais equipas e ciclistas internacionais num percurso de 697,41 quilómetros.
A formação é composta por Leangel Linarez, Daniel Dias, Francisco Morais, Bruno Silva, Gonçalo Carvalho, Rafael Barbas e César Martingil. Para a direção desportiva da equipa, a estreia de Rafael Barbas na Volta ao Algarve é “um marco importante no desenvolvimento do jovem corredor, que terá contacto direto com alguns dos melhores ciclistas do mundo”.
A corrida arranca em Vila Real de Santo António, estreante como cidade de partida, com uma etapa até Tavira marcada por três sprints bonificados concentrados num “quilómetro de ouro” capaz de baralhar contas logo no arranque.
Seguem-se a ligação entre Portimão e o Alto da Fóia, primeiro grande teste à geral, e um contrarrelógio individual de 19,5 quilómetros com partida e chegada em Vilamoura, passando por Quarteira.
No sábado, a etapa entre Albufeira e Lagos volta a favorecer sprinters, antes do desfecho no já emblemático Alto do Malhão, em Loulé, decisivo para a classificação final.
A equipa ambiciona aproveitar cada etapa para se mostrar. Com terrenos variados — sprints, montanha, contrarrelógio e final mítico no Malhão —, a prova será um teste completo à preparação de pré-época.
Já no passado sábado, disputou-se a Figueira Champions Classic, primeira corrida do calendário nacional, encurtada de 192,7 para 177,8 quilómetros devido ao mau tempo.
A Tavfer – Ovos Matinados – Mortágua não integrou a fuga principal, apesar das tentativas de Bruno Silva e Lois de Jesus para encetar a perseguição.
Entre os sub-23, Rafael Barbas foi o melhor classificado da equipa, seguido de Gonçalo Carvalho e Leangel Linarez. Diego Lopez e Simão Lucas, este último com apenas 18 anos e na sua estreia profissional, concluíram a prova exaustos, mas orgulhosos. “Foi uma corrida muito dura, mas em que cada pedalada valeu a pena”, afirmaram, sublinhando o impacto de competir ao lado de ciclistas que sempre admiraram.
O diretor desportivo Gustavo Veloso destaca que o desempenho confirma a aposta estratégica na juventude de dar espaço aos mais novos, expô-los cedo ao mais alto nível e confiar no crescimento sustentado. “A aposta na juventude foi certeira”, afirmou, apontando que as experiências exigentes são fundamentais no processo de evolução da equipa.