Rimas Sociais, um podcast que dá voz às causas sociais urgentes através…
Neste episódio de “A comer é que a gente se entende”, descobrimos…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Depois de ter recebido a última etapa da Volta a Portugal no ano passado, Viseu volta a acolher a prova-rainha do ciclismo nacional. Este ano, a competição vai passar pelo distrito na quinta etapa marcada para 11 de agosto.
Viseu também vai ser o local de descanso dos ciclistas e da realização da Etapa da Volta – aberta ao público – no dia 12. O percurso da edição deste ano da prova-rainha do ciclismo nacional foi apresentado esta quinta-feira (17 de julho) em Lisboa, local onde vai decorrer a última etapa de contrarrelógio no dia 17 de agosto.
A quinta etapa, que terá um percurso de 155,5 quilómetros, começa em Lamego e vai passar por Peso da Régua, Bigorne (concelho de Lamego), Carranqueira (concelho de Castro Daire), São Pedro do Sul e Ribafeita (Viseu) antes de chegar à meta em Viseu, onde os ciclistas vão poder descansar no dia seguinte à prova.
O mapa da quinta etapa da Volta
Volta a Portugal ‘aberta’ ao público no dia de descanso dos ciclistas
Enquanto os atletas repousam, a Volta a Portugal organiza a 18.ª Etapa da Volta, aberta ao público e que vai percorrer as zonas oeste e sul do concelho de Viseu, num percurso de aproximadamente 74 quilómetros e percorrido em velocidade moderada.
A partida será na Avenida da Europa, às 10h00, com a chegada prevista dos primeiros ciclistas às 13h00 no mesmo local. A organização promete um “percurso acessível, fácil tecnicamente e com algumas subidas, umas mais inclinadas e curtas, outras mais longas e pendente mais suaves”.
As principais subidas vão ser em Farminhão, Couto de Baixo, Silgueiros e Fragosela. O percurso também inclui passagens pelo Caminho de Santiago Interior, pela Ecopista do Dão e por várias aldeias e áreas urbanas junto a Viseu, além de cursos de água como os rios Dão, Paiva, Ribeira de Asnes e Ribeira de Lobão e de paisagens que incluem a Serra do Caramulo na parte inicial do percurso.
As inscrições para a Etapa da Volta estão abertas online.
Mais de 1.500 quilómetros entre Maia e Lisboa
A 86.ª edição da Volta a Portugal realiza-se de 6 a 17 de agosto, com um percurso total de 1.581 quilómetros entre Maia e Lisboa.
Depois do prólogo de Maia no dia 6, as etapas previstas são Viana do Castelo-Braga (dia 7), Felgueiras-Fafe (dia 8), Boticas-Bragança (dia 9), Bragança-Mondim de Basto/Senhora da Graça (dia 10), Lamego-Viseu (dia 11), Águeda-Guarda (dia 13), Sabugal-Covilhã/Torre (dia 14), Ferreira do Zêzere-Santarém (dia 15), Alcobaça-Montejunto (dia 16) e Lisboa (contrarrelógio no dia 17).
Para já, serão 15 as equipas que vão lutar pela glória na Volta, com a Caja Rural a ser a única ProTeam presente (equipas masculinas de segunda categoria do ciclismo mundial). As ‘habitués’ Euskaltel-Euskadi, Burgos-BH e Kern Pharma não vêm este ano, tal como a Vorarlberg, do vencedor de 2023 e ‘vice’ no ano passado, o suíço Colin Stüssi.