A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Neste Dia da Mãe, o Jornal do Centro entrou em ação com…
No terceiro episódio do podcast Entre Portas, uma parceria entre o Jornal…
O ciclista da Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua Rafael Barbas terminou a última etapa da Volta a Portugal do Futuro em nono lugar, a cinco segundos do vencedor, Oscar Fuentes. A última etapa da competição terminou na Praia do Pedrógão, em Leiria após um percurso de 153,5 quilómetros, com partida em Ansião.
A equipa de ciclismo de Mortágua escreve em nota oficial que “Rafael Barbas voltou a mostrar a sua consistência e combatividade na etapa decisiva, integrando o grupo dos favoritos e terminando num honroso 9.º lugar no sprint final, após ter tentado a sua sorte numa fuga logo desde a primeira montanha”.
No final da etapa e em jeito de balanço, Rafael Barbas falou num dia “extremamente rápido”. “Tentei a minha sorte logo desde a primeira montanha, fui apanhado ao km 60 e apenas me restou seguir com o reduzido pelotão, fazendo 9.º no sprint final”, referiu.
O ciclista assinalou que a Volta a Portugal do Futuro foi “bastante dura, com as sensações a irem de menos a mais ao longo da corrida”. “Obviamente que esperava mais, mas as coisas nem sempre correm como queremos, mas o mais importante são as sensações positivas com que termino e com o pensamento de que dei o meu melhor e que com um bocado mais de sorte poderia ter obtido bons resultados”, acrescentou o atleta.
A equipa de ciclismo de Mortágua frisa que a participação na Volta a Portugal do Futuro “reforça o compromisso da equipa com a formação e desenvolvimento de jovens ciclistas, numa prova que se assume como plataforma de lançamento para o ciclismo profissional em Portugal”.
O manager da Tavfer, Xavier Silva acrescenta que “a aposta na juventude tem sido clara com muito bons exemplos daquilo que é formar jovens”. “O caso do Rafael que chegou a nossa equipa em 2023 e que desde então tem feito um percurso notável, não só no ciclismo, mas também na faculdade. Como já o provou este ano é um dos melhores Sub-23 da atualidade. É sem dúvida um trabalho muito gratificante para nós e estamos cá para dar continuidade”, sustenta Xavier Silva.
A equipa mortaguense diz fazer um “balanço positivo” da Volta a Portugal do Futuro, referindo, com isso, consolidar “a sua posição como referência na aposta em novos talentos e na renovação do ciclismo nacional”
Classificação Individual da Etapa 4
1º. Oscar Fuentes (Cortizo), 3h45m14s
9º. Rafael Barbas (Tavfer – Ovos Matinados -Mortágua), a 5s
54º. Lois de Jesus (Tavfer – Ovos Matinados -Mortágua), a 17m51s
Classificação Geral Individual:
1º. Lucas Lopes (Rádio Popular-Paredes-Boavista), 13h35m14s
11º. Rafael Barbas (Tavfer – Ovos Matinados -Mortágua), a 3m36s
49º. Lois de Jesus (Tavfer – Ovos Matinados -Mortágua), a 41m18s