Rimas Sociais, um podcast que dá voz às causas sociais urgentes através…
Neste episódio de “A comer é que a gente se entende”, descobrimos…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões promove, a partir desta quinta-feira (17 de julho) e até 17 de agosto, o Troféu Subidas Épicas Viseu Dão Lafões 2025. A competição desafia ciclistas a pedalar as montanhas da região e integra a campanha de verão da CIM.
Com esta iniciativa, atletas amadores e federados podem chegar, ao seu ritmo e quando quiserem, às quatro subidas épicas da região nas encostas das Serras do Caramulo, Arada e Montemuro.
Assim, explica a CIM, cada participante pode escolher o dia e a hora em que pretende cumprir cada subida, desde que seja nos dias em que decorre o Troféu. Os ciclistas terão quatro semanas para cumprir o desafio e finalizar as quatro subidas épicas.
As subidas trazem “trajetos desafiantes e paisagens extraordinárias”, promovendo “subidas mais desafiantes como pólos de atração para os adeptos da prática do ciclismo de estrada”, acrescenta a comunidade intermunicipal.
Com diferentes níveis de dificuldade, os quatro percursos são S. Pedro do Sul – Arada (17,1 quilómetros), Paiva – Montemuro (22,4 quilómetros), Campo de Besteiros – Caramulinho (15,7 quilómetros) e Vouzela – Adsamo (15 quilómetros).
Quem cumprir todas as subidas recebe um diploma digital e a classificação de ouro, prata ou bronze consoante o tempo total acumulado. A participação é gratuita para quem tem mais de 18 anos e as inscrições estão abertas em www.subidasepicas.pt.
O secretário executivo da CIM Viseu Dão Lafões, Nuno Martinho, diz que a comunidade quer transformar a região numa “referência no turismo desportivo, em particular para o ciclismo de estrada, e dar a conhecer os nossos ativos naturais de forma inovadora e participada”.