5
resende
IP3
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roberto rodrigues escanção
CVRDao_2
March-711-4
Home » Notícias » Diário » CIM Viseu Dão Lafões nos Países Baixos para debater gestão de resíduos urbanos

CIM Viseu Dão Lafões nos Países Baixos para debater gestão de resíduos urbanos

pub
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
11.04.24
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
11.04.24
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 CIM Viseu Dão Lafões nos Países Baixos para debater gestão de resíduos urbanos

Com o objetivo de conhecer estratégias inovadoras na gestão de resíduos urbanos, uma comitiva da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões esteve durante dois dias nos Países Baixos, na cidade de Almere.

A visita aconteceu no âmbito da terceira reunião do projeto europeu StopWaste, liderado pela CIM Viseu Dão Lafões e que tem como objetivo estimular a troca de experiências inter-regionais e a aprendizagem mútua na prevenção da geração de resíduos.

Nesta visita, a delegação teve a oportunidade de conhecer de perto as medidas adotadas pelo município de Almere na promoção da sustentabilidade ambiental.

Na manhã do primeiro dia (10 de abril), segundo a CIM Viseu Dão Lafões, “os participantes ficaram a conhecer a agenda para a sustentabilidade de Almere, bem como a estratégia de prevenção e o sistema de análise de fluxos de resíduos urbanos”, já durante a tarde, “a comitiva visitou dois exemplos de boas práticas no setor, que adotam abordagens distintas: um centro de reciclagem e um centro de reutilização de materiais, ambos em Almere”.

O segundo dia foi dedicado a visitas a uma unidade de reciclagem de plástico, em Roterdão, e uma fábrica de plástico “verde”, em Arnhem.

O secretário executivo da CIM, Nuno Martinho, frisou a preocupação com as “questões da sustentabilidade e da economia circular no seu território”. “Assim, todos os projetos que, a exemplo do StopWaste, promovem a troca de experiências e a partilha de boas práticas entre diversas regiões e realidades europeias, do nosso ponto de vista, são momentos valiosos de aprendizagem e que queremos continuar a desenvolver e a aprofundar”, referiu.

“É de realçar, ainda, o envolvimento e o trabalho conjunto nesta iniciativa com a Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão e com o Instituto Politécnico de Viseu, com quem temos vindo a desenvolver várias iniciativas, em diferentes domínios temáticos”, acrescentou Nuno Matinho.

A delegação da CIM Viseu Dão Lafões foi composta pelo Secretário Executivo, Nuno Martinho, pelo Presidente do Município de Castro Daire, Paulo Almeida, pelo Presidente do Município de São Pedro do Sul, Vítor Figueiredo, pelo Presidente da Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão (AMRPB), Leonel Gouveia, pelo Secretário Executivo da AMRPB, José Portela, e pelo Presidente do Instituto Politécnico de Viseu, José Costa. Integraram ainda a comitiva dirigentes dos restantes parceiros do projeto, provenientes dos Países Baixos, Lituânia e Roménia.

pub
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Notícias relacionadas

Procurar