natal viseu 2024 dia
natal-em-penalva-do-castelo_2019_02_23_00_07_52_utc
exposição lego viseu
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
exposição lego viseu
all dance
vinhos adega vila nova tazem
Home » Notícias » Diário » CIM Viseu Dão Lafões promove território com calendário do Advento interativo

CIM Viseu Dão Lafões promove território com calendário do Advento interativo

 Estudantes do Politécnico de Viseu criam livro sobre diversidade
02.12.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Estudantes do Politécnico de Viseu criam livro sobre diversidade
02.12.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 CIM Viseu Dão Lafões promove território com calendário do Advento interativo

“O crescimento sustentado do turismo em Viseu Dão Lafões” motivou o lançamento de uma nova Campanha de Natal da Comunidade Intermunicipal (CIM), que até 25 de dezembro está a promover o território através de um calendário do Advento interativo, destacando tradições, produtos regionais e a programação natalícia dos 14 municípios, anunciou esta entidade.

Sob o mote “Onde se vivem as tradições é onde apetece estar”, a campanha pretende reforçar o valor identitário da região, aproximando visitantes e residentes das tradições, produtos, experiências e saberes que definem os 14 municípios que compõem a CIM.

Através das redes sociais, cada janela do calendário revelará um elemento distinto da cultura local, desde sabores típicos e artesanato a mercados de Natal, costumes gastronómicos ou sugestões de visita associadas ao imaginário natalício. Em paralelo, serão realizados sorteios de produtos regionais, culminando com um prémio especial no Dia de Natal.

A campanha, promovida pela CIM em articulação com os seus municípios, envolve ainda operadores turísticos, agentes culturais, produtores e outros parceiros locais.

O presidente da CIM, João Azevedo, sublinha que a iniciativa pretende “reforçar o orgulho no território” e valorizar “as tradições vivas, a autenticidade das gentes e a riqueza dos produtos”, acrescentando que o formato digital permite aproximar as pessoas e dinamizar o comércio local.

Já o secretário executivo, Nuno Martinho, destaca o carácter colaborativo da ação, que integra municípios, empresários da hotelaria, restauração, atividades turísticas e culturais, bem como a Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal. A aposta numa estratégia digital participativa, refere, reforça a visão de um território “coeso, atrativo e com identidade, onde a inovação e a tradição caminham lado a lado”.

A Campanha de Natal é, segundo a CIM, lançada num contexto de crescimento sustentado do turismo em Viseu Dão Lafões. Segundo os dados mais recentes do INE – Instituto Nacional de Estatística, o território registou, em setembro de 2025, 67.243 dormidas, que traduzem um crescimento de 2,1% face ao mesmo mês do ano anterior.
 
No total acumulado entre janeiro e setembro, as dormidas totalizaram 504.653, um aumento de 3,23% em relação ao mesmo período de 2024, “o que confirma a tendência positiva e de crescimento da região no contexto turístico nacional”, anuncia a CIM.

Além do calendário do advento, a promoção nas redes sociais passa ainda por uma agenda cultural dedicada à quadra, reunindo eventos preparados pelos 14 municípios e abarcando mercados, cânticos, espetáculos, exposições, workshops, pistas de gelo, comboios turísticos, iluminação festiva e a programação da Passagem de Ano.

pub
 Estudantes do Politécnico de Viseu criam livro sobre diversidade

Outras notícias

pub
 Estudantes do Politécnico de Viseu criam livro sobre diversidade

Notícias relacionadas

Procurar