Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
A primeira viagem desta VII Temporada começa em Caldas das Taipas, uma…
Começamos esta nova temporada onde a água é quente, as histórias são…
O calor aperta e a vontade de dar um mergulho também. No distrito de Viseu, há parques que são verdadeiros oásis de frescura com rios, sombras e recantos perfeitos para passar o verão inteiro
Parque do Fontelo (Viseu)
Um dos maiores parques da cidade, com cerca de 10–15 hectares de jardins, trilhos arborizados, lago com patos e pavões, e infraestruturas desportivas como campo de futebol. Excelente para caminhadas, piqueniques, observação de fauna ou para quem quer relaxar num ambiente verde e tranquilo.
Parque Florestal do Pisão (São Pedro do Sul)
Um destino rural com variadas atividades ao ar livre: Conta também com moinhos de água restaurados e parque de merendas. Um espaço agradável para famílias, visitantes aventureiros ou quem procura contacto com a natureza e cultura regional.
Jardim da Quinta da Cruz (Viseu)
Com cerca de 6,5 hectares, este jardim formal combina arte, botânica e natureza, com buxos geométricos, sobreiros e eucaliptos. Desde 2014 alberga o Centro de Arte Contemporânea de Viseu, oferecendo exposições regulares e oficinas criativas em contexto natural.
Calçada de Cinco Rodas (Cinfães)
Com um percurso pedestre que oferece vistas panorâmicas e a oportunidade de explorar a flora e a fauna local, este local é um ponto de descoberta para pequenas cascatas, recantos de frescura e um cenário deslubrante junto à margem esquerda do Rio Douro, com a Serra de Montemuro a guardar a restante paisagem.
Parque Botânico Arbutus do Demo (Vila Nova de Paiva)
O Parque, onde se encontra reunido mais de um milhar de diferentes espécies botânicas, dispostas por famílias, usos etnobotânicos e industriais, propriedades medicinais e características aromáticas, está instalado nos terrenos do antigo Viveiro Florestal de Queiriga. A presença de uma linha de água com plantas autóctones, de um prado de aluvião natural e de um pequeno lago onde as espécies animais ripícolas se associem, asseguram alguns dos pólos de interesse do parque. O visitante encontra ainda algumas estruturas de apoio, desde uma sala de interpretação audiovisual, a um pequeno parque infantil, parque de merendas, cais para pesca e um parque astronómico.