Rimas Sociais, um podcast que dá voz às causas sociais urgentes através…
Neste episódio de “A comer é que a gente se entende”, descobrimos…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Cinco projetos culturais do distrito de Viseu foram aprovados para financiamento pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), no âmbito do programa “Cultura ao Centro”. Três dos projetos são de associações do concelho de Nelas e duas de Viseu.
Na medida “Criação/Produção”, tiveram luz verde os projetos de espetáculo de variedades da associação Aldeia (Nelas), “Cá no bairro – In the Heights” da Contracanto (Nelas) e “Ver com os Ouvidos” da Viseu a Dançar.
Já na categoria “Programação/Difusão”, a CCDRC – que não revelou as verbas a atribuir para cada projeto – aprovou os apoios ao “Cinema na Cidade”, do Cine Clube de Viseu, e ao “Festival de Canas – Cinema na Beira”, da Ganso Manso Associação Cultural (Nelas).
Ao todo, a comissão de coordenação regional aprovou apoios a 82 projetos artísticos no valor de mais de 110 mil euros. O objetivo do “Cultura ao Centro” é “apoiar iniciativas desenvolvidas por associações culturais de caráter não profissional, com sede na região Centro”, explica a entidade.
O programa de apoio à ação cultural da região vai apoiar 27 projetos na área de criação artística e produção, 35 projetos de programação e difusão, 10 projetos de edição e outros 10 projetos de formação e capacitação.
A presidente da CCDRC, Isabel Damasceno, diz que, apesar do programa de apoio à ação cultural ter aberto com o valor de 100 mil euros, a comissão reforçou a dotação em cerca de 10 mil euros, um aumento de quase 40% face a 2023, “dado o elevado número de candidaturas e a qualidade artística dos projetos apresentados”.
“A elevada procura ao ‘Cultura ao Centro’ demonstra a vitalidade e a capacidade organizativa das associações culturais na região Centro. Acreditamos que os projetos selecionados para receber o apoio deste programa são de extrema relevância para o desenvolvimento sustentável da região e estamos confiantes de que as suas ações trarão impactos positivos para a comunidade local”, acrescenta.
O programa recebeu 152 candidaturas, dos quais 22 não reuniam os pressupostos de admissibilidade e 25 não alcançaram a pontuação mínima.