Solidão e tristeza
tv
estudantina universitária de viseu
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
herdade santiago

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roteiro-caramulo-850x514
RESISTÊNCIA
mercado 2 de maio 1
Home » Notícias » Concelho » Viseu » Cine Clube de Viseu promove sessão de cinema feminino português

Cine Clube de Viseu promove sessão de cinema feminino português

A iniciativa acontece dia 17, em conjunto com a associação de Mulheres Trabalhadoras das Imagens em Movimento. São exibidos dois documentários, um deles sobre os presos políticos da PIDE

 Cine Clube de Viseu promove sessão de cinema feminino português
08.04.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Cine Clube de Viseu promove sessão de cinema feminino português
08.04.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Cine Clube de Viseu promove sessão de cinema feminino português

O Cine Clube de Viseu organiza, no dia 17 de abril, uma mostra de cinema intitulada “Elas Fazem Filmes”, focada no cinema realizado por mulheres portuguesas. A iniciativa, realizada no IPDJ, é feita em conjunto com a associação MUTIM – Mulheres Trabalhadoras das Imagens em Movimento.

A iniciativa começa com a exibição de “O Mar Enrola na Areia”, uma curta-metragem de Catarina Mourão que aborda a história por trás do “Homem do Apito”, um misterioso homem que percorria diversas praias portuguesas sempre acompanhada por um assobio que atraía o olhar das crianças em seu redor. A curta-metragem é realizada com recurso a filmes familiares e de arquivo gravados há décadas.

 Depois é a vez de “48” ser exibido no auditório do IPDJ. O documentário recorre a fotografias de prisioneiros políticos capturados durante os 48 anos de ditadura portuguesa. As fotografias são acompanhadas de entrevistas áudio que descrevem os atos a que os prisioneiros eram submetidos pelos agentes da PIDE.

A MUTIM surgiu em 2022, e uma das suas primeiras iniciativas passou pela realização de um estudo sobre a situação das mulheres no setor do Cinema e Audiovisual em Portugal. O estudo foi despois divulgado sob o título “A condição da mulher no setor do cinema e audiovisual em Portugal”.

“As mulheres sempre existiram nas rodagens, atrás e à frente das câmaras, estando hoje cada vez mais presentes”, afirma o Cine Clube de Viseu em comunicado. “Ainda assim, não estão presentes, nem com a força e o reconhecimento que desejam, nem em todos os cargos e funções com que sonham”, continua.

A sessão de cinema começa às 21h00 no auditório do Instituto Português do Desporto e Juventude. A entrada é livre até aos 18 anos.

pub
 Cine Clube de Viseu promove sessão de cinema feminino português

Outras notícias

pub
 Cine Clube de Viseu promove sessão de cinema feminino português

Notícias relacionadas

Procurar