appacdm viseu serra do crasto web
Pavilhão Multiusos Viseu 1
Pope Leo XIV elected as new pontiff
arrendar casa
janela casa edifício fundo ambiental
Estate agent with potential buyers in front of residential house

Em tempos passados, não era o branco que marcava os casamentos, era…

05.05.25

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

05.05.25

Neste Dia da Mãe, o Jornal do Centro entrou em ação com…

04.05.25
rio criz tondela poluição
Tondela_CM_Manuel_Veiga 2
clemente alves candidato cdu lamego
Chefs Inês Beja e Diogo Rocha na ativação Academia dos Segredos Gastronómicos de Viseu Dão Lafões web
cm-penedono-turismo-patrimonio-arqueologico-Dolmen-da-Capela-de-Nossa-Senhora-do-Monte--Penela-da-Beira-
tintol e traçadinho
Home » Notícias » Concelho » Viseu » Cine Clube de Viseu promove sessão de cinema feminino português

Cine Clube de Viseu promove sessão de cinema feminino português

A iniciativa acontece dia 17, em conjunto com a associação de Mulheres Trabalhadoras das Imagens em Movimento. São exibidos dois documentários, um deles sobre os presos políticos da PIDE

 Cine Clube de Viseu promove sessão de cinema feminino português - Jornal do Centro
08.04.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Cine Clube de Viseu promove sessão de cinema feminino português - Jornal do Centro
08.04.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Cine Clube de Viseu promove sessão de cinema feminino português - Jornal do Centro

O Cine Clube de Viseu organiza, no dia 17 de abril, uma mostra de cinema intitulada “Elas Fazem Filmes”, focada no cinema realizado por mulheres portuguesas. A iniciativa, realizada no IPDJ, é feita em conjunto com a associação MUTIM – Mulheres Trabalhadoras das Imagens em Movimento.

A iniciativa começa com a exibição de “O Mar Enrola na Areia”, uma curta-metragem de Catarina Mourão que aborda a história por trás do “Homem do Apito”, um misterioso homem que percorria diversas praias portuguesas sempre acompanhada por um assobio que atraía o olhar das crianças em seu redor. A curta-metragem é realizada com recurso a filmes familiares e de arquivo gravados há décadas.

 Depois é a vez de “48” ser exibido no auditório do IPDJ. O documentário recorre a fotografias de prisioneiros políticos capturados durante os 48 anos de ditadura portuguesa. As fotografias são acompanhadas de entrevistas áudio que descrevem os atos a que os prisioneiros eram submetidos pelos agentes da PIDE.

A MUTIM surgiu em 2022, e uma das suas primeiras iniciativas passou pela realização de um estudo sobre a situação das mulheres no setor do Cinema e Audiovisual em Portugal. O estudo foi despois divulgado sob o título “A condição da mulher no setor do cinema e audiovisual em Portugal”.

“As mulheres sempre existiram nas rodagens, atrás e à frente das câmaras, estando hoje cada vez mais presentes”, afirma o Cine Clube de Viseu em comunicado. “Ainda assim, não estão presentes, nem com a força e o reconhecimento que desejam, nem em todos os cargos e funções com que sonham”, continua.

A sessão de cinema começa às 21h00 no auditório do Instituto Português do Desporto e Juventude. A entrada é livre até aos 18 anos.

pub
 Cine Clube de Viseu promove sessão de cinema feminino português - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Cine Clube de Viseu promove sessão de cinema feminino português - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar