estrada municipal cortada cinfães
livro foto genérica
telemovel generico
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
March-711-4
6
novo comboio turístico viseu
Home » Notícias » Concelho » Oliveira de Frades » Cineasta de Oliveira de Frades lança livro sobre a emigração portuguesa em França

Cineasta de Oliveira de Frades lança livro sobre a emigração portuguesa em França

 Viseu sob aviso laranja devido à queda de neve com passagem da depressão Joseph
16.04.24
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Viseu sob aviso laranja devido à queda de neve com passagem da depressão Joseph
16.04.24
Fotografia: Jornal do Centro
Campanha Vamos Lixar o Lixo da APA com monumento feito de resíduos, alerta para cerca de 3 milhões de toneladas de lixo em aterros e apelo a separar o lixo antes que o futuro se lixe.
pub
 Cineasta de Oliveira de Frades lança livro sobre a emigração portuguesa em França

O realizador de cinema José Vieira, natural de Oliveira de Frades, lançou recentemente o seu primeiro livro, “Memórias de um Futuro Radioso”. A obra surge nas vésperas dos 50 anos do 25 de Abril e recorda os bairros de lata portugueses dos anos 60 em França.

José Vieira partiu para aquele país em 1965, quando tinha sete anos. A sua experiência pessoal como emigrante e as muitas histórias compartilhadas com outros emigrantes em terras gaulesas inspiraram o percurso profissional do realizador que vive e trabalha entre Portugal e França.

Desde os anos 80 que o cineasta lusodescendente realiza documentários onde aborda sobretudo a emigração portuguesa para França, nomeadamente as viagens clandestinas “a salto” que eram feitas durante a ditadura nos anos 60 e 70 e as condições de vida das pessoas que viviam nas “bidonvilles” (bairros de lata) de Paris.

O livro, publicado pela editora francesa Chandeigne, tem o mesmo título do documentário que José Vieira realizou em 2015 (“Souvenirs d’un futur radieux”), cruzando as memórias dos emigrantes portugueses que viveram durante os anos 60 no bairro de lata de Massy, nos arredores de Paris, onde ele próprio viveu durante cinco anos na infância, com as vivências das vagas migratórias vindas de África e do Médio Oriente.

Na obra, José Vieira reflete sobre os sonhos, as humilhações, os medos e as injustiças dos portugueses que ansiavam por melhores condições de vida em França, tentando acabar com o silêncio em torno da história da sua emigração para o país. O cineasta considera que essa emigração naquela época foi um ato político de resistência contra a ditadura do Estado Novo, que viria a ser derrubada pelo 25 de Abril.

Licenciado em Sociologia, José Vieira realizou várias películas sobre a emigração portuguesa como “A fotografia rasgada” (2002), “O país aonde nunca se regressa” (2005), “Le bateau en carton” (2010) e “A ilha dos ausentes” (2016).

Num dos seus trabalhos mais recentes, o filme “Nós Viemos” (2021), José Vieira traça um retrato sobre os emigrantes do passado e do presente com o intuito, segundo o mesmo, de “perceber o que há em comum entre estas pessoas”.

Em 2019, José Vieira esteve em destaque no festival Vistacurta, organizado pelo Cine Clube de Viseu e onde foram exibidos quatro filmes seus: “A fotografia rasgada”, “O pão que o diabo amassou” (2012), “Souvenirs d’un futur radieux” e “A ilha dos ausentes”.

pub
 Viseu sob aviso laranja devido à queda de neve com passagem da depressão Joseph

Outras notícias

pub
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • Mercedes CLA 180d Coupé na Ncar da Litocar
  • Regional Economics - A economia de Região de Viseu
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
 Viseu sob aviso laranja devido à queda de neve com passagem da depressão Joseph

Notícias relacionadas

Procurar