Rimas sociais, um podcast que dá voz às causas sociais urgentes através…
De 23 a 27 de junho, a Paviléctrica, em Viseu, viveu a…
Cada imóvel é um novo desafio e cada contacto uma oportunidade para…
O Município de Cinfães avança com um projeto que pretende cuidar dos mais vulneráveis durante a noite. Chama-se “24 Horas Consigo”, funciona diariamente e arrancou esta semana, a 1 de julho.
A autarquia, em nota de imprensa enviada à comunicação social, fala de um “projeto pioneiro de apoio domiciliário noturno”. “Cinfães volta a estar na linha da frente da inovação social com (…) um serviço pioneiro e inovador de apoio domiciliário noturno”, refere a Câmara.
A iniciativa “24 Horas Comigo” destina-se a idosos dependentes e isolados e funciona diariamente, entre as 21h00 e as 6h00. O objetivo é “melhorar a qualidade de vida, assegurar cuidados essenciais durante a noite e adiar a institucionalização”.
O projeto é composto por duas equipas (com quatro elementos cada): uma a Norte e outra a Sul de Cinfães, afetas a duas Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), a Associação para o Desenvolvimento do Alto Concelho de Cinfães (ADACC) e a Associação de Solidariedade Social de Souselo.
De acordo com o Município, aos mais vulneráveis seriam feitas visitas duas vezes por noite, sendo-lhes assegurados cuidados como a higiene pessoal, a troca de produtos de incontinência, o apoio à mobilização e posicionamento, a administração de medicação e vigilância do estado geral de saúde.
Cinfães pretende que este serviço seja complementar às respostas sociais já existentes, “que não conseguem, por si só, dar resposta plena às exigências da população sénior”.
O projeto, a 31 de março, foi “merecedor de reconhecimento nacional”, distinguido com a Bandeira de Mérito Social pela Associação Nacional de Gerontologia Social
A iniciativa “24 Horas Consigo” entrou em funcionamento no início deste mês de julho e conta com oito “ajudantes de ação direta”.