Em Cambra, uma das freguesias mais antigas do concelho de Vouzela, há…
Neste episódio de A Comer é que a Gente se Entende aprenda…
Uma aldeia que se fechava aos lobos, é hoje o lugar escolhido…
A Câmara de Cinfães anunciou que já arrancaram esta semana as obras na Quinta do Paço da Serrana, na freguesia de Oliveira do Douro.
O investimento é superior a dois milhões de euros, com o objetivo de transformar a quinta onde viveu o explorador Serpa Pinto, natural de Cinfães, no espaço “Serpa Pinto Discoveries”.
Segundo um comunicado, este projeto vai ocupar os cerca de 20 hectares da quinta com valências de investigação científica, lazer, desporto, cultura e turismo.
A própria autarquia revelou que irá criar na casa-mãe da quinta um museu interativo dedicado ao legado de Serpa Pinto com um espaço de investigação e outro de interpretação das artes e ofícios tradicionais, etnografia e folclore.
“O projeto inclui ainda a requalificação da área florestal, onde serão criados percursos pedestres, pontos de observação da natureza, da fauna e flora. Haverá ainda uma quinta pedagógica, que permitirá o contacto com os animais e o vivenciar do mundo rural, bem como a cultura do vinho verde e frutos típicos da região”, explica o executivo presidido por Armando Mourisco em comunicado.
A Quinta do Paço da Serrana vai ter ainda um hotel de quatro estrelas cuja concessão já foi realizada, com capacidade para 60 quartos, e um espaço “onde serão promovidos os produtos endógenos, a gastronomia e vinhos” de Cinfães.
O investimento vai ser financiado pelo Programa de Valorização dos Recursos Endógenos.