aviso amarelo
Assembleia-Municipal-de-Vouzela-
Apresentação Dardavaz 1
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
March-711-4
6
novo comboio turístico viseu
Home » Notícias » Concelho » Cinfães » Cinfães requalifica com 1,5 milhões de euros a zona envolvente à igreja de Tarouquela

Cinfães requalifica com 1,5 milhões de euros a zona envolvente à igreja de Tarouquela

O “maior desejo” do presidente de Cinfães é que “esteja concluída no verão de 2027, para que já seja uma das grandes atrações” do concelho

 Visabeira e Vista Alegre entre as marcas mais reputadas de Portugal
28.11.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Visabeira e Vista Alegre entre as marcas mais reputadas de Portugal
28.11.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Cinfães requalifica com 1,5 milhões de euros a zona envolvente à igreja de Tarouquela

 A zona envolvente à igreja de Tarouquela até ao polidesportivo, em Cinfães, será alvo de requalificação e novas infraestruturas, num investimento superior a 1,5 milhões de euros, disse à agência Lusa o presidente do Município.

“O objetivo é valorizar e transformar toda a zona envolvente, desde a igreja de Tarouquela até ao polidesportivo. Além da requalificação, haverá novas infraestruturas na área”, disse Carlos Cardoso.

O presidente da Câmara Municipal de Cinfães, no norte do distrito de Viseu, falou à agência Lusa a propósito do lançamento do concurso, na quinta-feira, de mais de 1,5 ME para requalificação dos espaços envolventes da Igreja de Tarouquela.

“A área contempla zonas verdes, acessos pedonais, a construção de um posto de informação turística, instalações sanitárias, um centro de interpretação e a implementação de um campo de jogos tradicionais”, descreveu.

Assim como “a recuperação de um espigueiro e de um tanque que está no circuito, e a construção de uma ponte pedonal suspensa sobre um tanque”, ou seja, “é uma área que vai sofrer uma grande intervenção”.

No concurso lançado em Diário da República constam também demolições e instalações hidráulicas e elétricas, telecomunicações e tratamento paisagístico.

Carlos Cardoso adiantou que “é um dos maiores investimentos” na freguesia de Tarouquela e, sendo a igreja românica “uma das grandes atrações turísticas do concelho”, esta intervenção “irá captar ainda mais turistas para visitarem” Cinfães.

“A igreja em si não será alvo de qualquer intervenção, só a zona envolvente. É um monumento que está incluído na Rota do Românico, é uma atração turística do nosso concelho e, com esta obra, pretendemos preservar e valorizar o nosso património histórico e cultural e, ao mesmo tempo, promover a atratividade turística”, argumentou.

Esta obra tem um prazo de execução de 450 dias e o “maior desejo” do presidente de Cinfães é que “esteja concluída no verão de 2027, para que já seja uma das grandes atrações” do concelho de Cinfães.

pub
 Visabeira e Vista Alegre entre as marcas mais reputadas de Portugal

Outras notícias

pub
 Visabeira e Vista Alegre entre as marcas mais reputadas de Portugal

Notícias relacionadas

Procurar