A motivação é manter viva a arte da olaria de Molelos com…
Em tempos passados, não era o branco que marcava os casamentos, era…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
O novo espetáculo de Clara Andermatt é apresentado no Teatro Viriato no dia 16 de maio, às 21h00. A obra representa um desafio de aproximação e celebração da riqueza cultural do Irão, incorporando contribuições da diáspora iraniana radicada em Portugal.
“Fui convidada a abordar o Irão e a sua cultura pelos Estúdios Victor Córdon através da criação de uma peça a apresentar no âmbito do programa Outros Mundos. Encarei o convite como um desafio de aproximação à cultura persa permitindo-me explorar e celebrar a sua riqueza”, explicou a coreógrafa, segundo o Teatro Viriato. “Desejei aliar encanto e contemplação a partir de uma experiência artística ancorada nos contributos da diáspora iraniana radicada no nosso país. Desbravámos o caminho temático da peça compilando visões individuais portadoras de referências, sugestões e pistas de estudo. Explorámos diferentes estilos de dança tradicional do Irão, reinterpretados por mim e pelos colaboradores desta criação à luz da dança contemporânea”, disse ainda Clara Andermatt.
O foco, de acordo com a coreógrafa, recai sobre o universo feminino, tendo a poesia e a música iranianas, entre outras, como elementos integradores e inspiradores. Além disso, Clara Andermatt foca o universo feminino e move-se num espaço de diálogo e reflexão sobre aspetos de vida quotidiana, da liberdade, e da diversidade cultural reinterpretando dança, poesia e música do Irão.
“Não procuro abarcar a imensidão da cultura persa nem tenho a pretensão de a representar, tarefa impossível e indesejável para quem se aproxima pela primeira vez de uma realidade vasta e complexa. Proponho uma visão subjetiva animada da vontade de promover encontros e de construir pontes culturais. Um olhar curioso e interessado para uma realidade muito diferente da nossa. Um espaço de diálogo e reflexão sobre aspetos da vida quotidiana, da liberdade e da diversidade cultural que devemos defender e celebrar no contexto global atual”, salientou.
O espetáculo integra o programa “Outros Mundos”, criado pelos Estúdios Victor Cordon e dedicado a comunidades migrantes residentes em Portugal que propõe, através do estudo das suas culturas, criar objetos de partilha e interação pública. O programa elege ciclicamente um país-alvo e pretende dar destaque à cultura desse país através do olhar de um criador da área da dança.
Clara Andermatt é considerada uma das pioneiras do movimento da Nova Dança Portuguesa. Ao longo da sua carreira, a coreógrafa revelou uma identidade particularmente singular no panorama artístico nacional e internacional. Um percurso que, indubitavelmente, deixou a sua marca na história da dança contemporânea portuguesa.