No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
O Centro Pastoral de Viseu recebe no próximo dia 8 de junho a apresentação do episódio do projeto “Cidade com Rosto” dedicado a Victor Assis. A sessão – marcada para as 18h00 – é organizada pela Freguesia de Viseu.
No filme, refere a autarquia, será contado o percurso de vida de “alguém que dedicou grande parte da sua vida à causa cultural, tendo passado por inúmeras instituições” de Viseu e recordada a paixão pelas marionetas, uma arte a que se dedica desde 1975 e que levou à criação da exposição “Marionetas do Mundo”, que esteve recentemente em exposição no Largo de Santa Cristina.
Victor Assis coleciona dezenas de marionetas em casa. No seu acervo, destacam-se os Robertos portugueses, considerados património material de Portugal e que foram adquiridos em Lisboa de um modo pouco convencional.
“Tive a sorte de ir buscar a Lisboa um conjunto de móveis para uma instituição da qual fazia parte. No meio dos móveis tinha uma mala de cartão. Essa mala, que se eu não a trouxesse iria para o caixote do lixo, tinha os Robertos, que são peças autênticas e que pertenceram ao último Roberto do século passado, chamado António Dias”, contou Victor Assis ao Jornal do Centro na altura em que a sua exposição foi inaugurada.
Foram precisamente esses bonecos que levaram à exposição “Marionetas do Mundo”, que esteve em exposição entre os meses de outubro e janeiro últimos. Depois de várias tentativas em doar as marionetas ao Museu da Marioneta de Lisboa e ao Museu do Porto, Victor Assis optou por realizar a mostra em Viseu.