Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
O Município de Lamego associou-se, na passada sexta-feira, dia 9, às comemorações do 149.º aniversário do Comando Distrital de Viseu da Polícia de Segurança Pública (PSP). Este ano, a cidade de Lamego acolheu o programa oficial, que incluiu uma Sessão Solene no Salão Nobre dos Paços do Concelho e uma cerimónia religiosa na Igreja das Chagas.
Na intervenção de abertura da Sessão Solene Comemorativa, o presidente da Câmara Municipal de Lamego, Francisco Lopes, expressou o “profundo reconhecimento” a todos os homens e mulheres que servem ou serviram a PSP de Lamego. “O vosso trabalho diário, tantas vezes exigente e discreto, é fundamental para que Lamego continue a ser uma cidade segura, acolhedora e solidária”, afirmou.
O autarca destacou ainda a cooperação institucional entre a Câmara Municipal e a PSP, referindo tratar-se de “uma relação de parceria, de grande proximidade e diálogo, que tem sido essencial para responder aos desafios da segurança urbana, da prevenção, da proteção dos mais vulneráveis e da promoção dos princípios cívicos, nomeadamente junto das camadas mais jovens”.
Como exemplo dessa cooperação, Francisco Lopes apontou a beneficiação das instalações utilizadas pela PSP na cidade de Lamego. O Governo e o Município estão a investir cerca de 700 mil euros na requalificação da esquadra, localizada num imóvel propriedade da autarquia. A intervenção tem como objetivo criar condições físicas e logísticas para o exercício das funções policiais.
A Sessão Solene contou com a presença do diretor nacional da PSP, Superintendente-Chefe Luís Carrilho, bem como de entidades oficiais e convidados. O programa incluiu um momento musical, a imposição de condecorações a agentes que se distinguiram no exercício das suas funções e terminou com a entoação do Hino Nacional.
A Polícia de Segurança Pública é a força policial mais antiga do país. Em sessão da Junta Geral do Distrito de Viseu, realizada a 10 de junho de 1876, foi decidida a criação, na capital do distrito e em Lamego, de um Corpo de Polícia Civil. Em janeiro de 1877, o Corpo de Polícia Civil em Viseu entrou em funcionamento. Atualmente, a área de responsabilidade territorial do Comando Distrital abrange as cidades de Viseu e Lamego.