No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
O distrito de Viseu está em alerta laranja de mobilização do dispositivo de combate aos incêndios até terça-feira (26 de julho). A maioria dos concelhos da região está, esta segunda-feira, em risco máximo.
Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, tratam-se de Resende, Lamego, Tarouca, São João da Pesqueira, Tabuaço, Armamar, Castro Daire, Vila Nova de Paiva, São Pedro do Sul, Oliveira de Frades, Vouzela, Viseu, Mangualde, Penalva do Castelo, Sátão, Sernancelhe, Penedono, Moimenta da Beira e Aguiar da Beira. Os restantes concelhos apresentam risco muito elevado.
De acordo com o IPMA, o perigo de incêndio rural vai manter-se elevado em algumas regiões do continente, mas vai diminuindo até sexta-feira. Entretanto, o sol continua na região de Viseu, com temperaturas que sofrem poucas mexidas durante a semana, a última de julho. Mas, no fim de semana, os termómetros voltam novamente a aumentar.
De acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, Viseu vai ter máximas de 31 graus esta segunda-feira. As mínimas chegam aos 14º, com céu limpo durante todo o dia.
Na terça-feira (26 de julho), as máximas em Viseu descem para os 29º. As mínimas aumentam para os 16º. E, na quarta-feira (dia 27), as temperaturas atingem os 30º.
Já na quinta-feira (dia 28), Viseu vai ter novamente 29º de máxima. As mínimas atingem os 15º. Para sexta-feira (dia 29), a cidade terá 31º de temperatura.
Para o fim de semana, as temperaturas voltam a disparar com 35º previstos tanto para o sábado (dia 30) como para o domingo (dia 31).
O Governo já tinha decidido no passado domingo (dia 24) que “não é necessário voltar a ativar a situação de alerta” para responder aos incêndios florestais, afirmando que, nos próximos dias, está previsto um cenário tipicamente de verão.
Mesmo assim, a Proteção Civil garante que o risco de incêndio rural se mantém devido à situação de seca extrema. A situação volta a ser avaliada esta terça-feira. Até lá, o distrito de Viseu fica em alerta laranja, o segundo mais grave no que diz respeito à mobilização do dispositivo de combate a incêndios.
A secretária de Estado da Proteção Civil, Patrícia Gaspar, relembrou que continuam em vigor as regras e restrições em relação ao uso do fogo, sendo necessário adequar os comportamentos aos espaços florestais e rurais.
Sobre o uso de maquinaria agrícola em espaços florestais, a governante deu conta que as áreas das florestas e agricultura vão reforçar junto das associações mais expressivas do setor a “mensagem de cautela e precaução” sobre a sua utilização.