João Azevedo PS
Estadio_2 mangualde
en222 são joão da pesqueira
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
palavras e letrasjpg
exposição lego viseu
all dance
Home » Notícias » Diário » Concurso para médicos no SNS com elevada taxa de vagas por preencher

Concurso para médicos no SNS com elevada taxa de vagas por preencher

Regiões de Dão-Lafões, Douro e Tâmega e Sousa entre as acometidas

pub
 Prémios Goncourt e Leya, livros de Coetzee, Maryse Condé e outros inéditos em maio
05.02.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Prémios Goncourt e Leya, livros de Coetzee, Maryse Condé e outros inéditos em maio
05.02.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Concurso para médicos no SNS com elevada taxa de vagas por preencher

O despacho do procedimento concursal para recrutamento de pessoal médico para a carreira de assistente, das áreas de medicina geral e familiar e de saúde pública, foi publicado em 27 de dezembro de 2024, pela Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS).

Segundo os dados da ACSS, o maior número de vagas ocupadas (22) para médicos de família foi na região Norte, distribuídas pelas Unidades Locais de Saúde (ULS) de Trás-os-Montes e Alto Douro (9), Tâmega e Sousa (1), Barcelos/Esposende (1), Braga (2), Entre Douro e Vouga (5), Gaia e Espinho (1), Matosinhos (2) e Alto Minho (1).

Os dados precisam que 12 médicos de família foram colocados em ULS da região Centro, espalhados pelas Unidades Locais de Saúde de Dão-Lafões (2), Aveiro (1), Leiria (6) e Coimbra (3).

Mais de 70% das 225 vagas para médicos recém-especialistas de Medicina Geral e Familiar e 40% das 15 de Saúde Pública ficaram por preencher no último concurso para recrutamento de 240 médicos, segundo dados oficiais avançados hoje à Lusa.

“Terminado o processo de concurso – época especial, destinado à contratação de médicos recém-especialistas para as áreas de Medicina Geral e Familiar (MGF) e de Saúde Pública (SP), informamos que foram ocupadas 63 vagas em MGF [28%] e 9 em SP [60%]”, refere a ACSS numa resposta à agência Lusa.

Dezanove médicos ficam a trabalhar em ULS na região de Lisboa e Vale e Tejo, nomeadamente na da Arrábida (1), da Lezíria (1), Almada-Seixal (1), Amadora-Sintra (2), Lisboa Ocidental (4), Santa Maria (1), São José (5), Arco Ribeirinho (1), Estuário do Tejo (1) e Médio Tejo (2).

Quatro ficam na ULS do Algarve e seis na região do Alentejo, distribuídos pela ULS do Alentejo Central (1) e do Baixo Alentejo (5).

Relativamente aos médicos de Saúde Pública, dois foram colocados na região centro, nomeadamente nas ULS Viseu Dão-Lafões e Baixo Mondego, um em Lisboa e Vale do Tejo (ULS São José) e três na região Norte ULS Santo António, Trás-os-Montes e Alto Douro e Tâmega e Sousa.

A ACSS sublinha que o total de vagas disponibilizadas no concurso teve em consideração os 64 recém-especialistas, formados na época especial de 2024, e os recém-especialistas formados em épocas de avaliação anteriores, não detentores de vínculo definitivo no SNS.

Dos 64 médicos recém-especialistas formados na época especial de 2024, foram colocados 33 (51,6%).

pub
 Prémios Goncourt e Leya, livros de Coetzee, Maryse Condé e outros inéditos em maio

Outras notícias

pub
 Prémios Goncourt e Leya, livros de Coetzee, Maryse Condé e outros inéditos em maio

Notícias relacionadas

Procurar