Neste episódio de A Comer é que a Gente se Entende aprenda…
Uma aldeia que se fechava aos lobos, é hoje o lugar escolhido…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
O Município de Nelas viu aprovada a sua candidatura ao “Condomínio de Aldeia – Programa Integrado de Apoio às Aldeias localizadas em Territórios de Floresta”, inserido no Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), com um investimento elegível global que supera os 184 mil euros.
Segundo nota divulgada pela autarquia, trata-se de uma candidatura “designada ‘Condomínio de Aldeia de Nelas’, que visa desenvolver um conjunto de Intervenções nas aldeias do Município”.
A candidatura inclui ações a realizar nas localidades de Caldas da Felgueira, Póvoa de Cima, Póvoa de Luzianes e São João do Monte. De acordo com o município, o objetivo é “dar apoio e resiliência a estas localidades situadas em territórios vulneráveis de floresta, apoiando para tal um conjunto de ações destinadas a assegurar a alteração do uso e ocupação do solo e a gestão de combustíveis em redor dos aglomerados populacionais”.
O apoio financeiro destina-se à execução do projeto por parte do Município de Nelas, enquanto beneficiário da candidatura n.º 37. “O período de execução deste investimento tem início na data de assinatura deste termo de aceitação até 31/03/2026”, refere ainda o comunicado oficial.
A autarquia de Nelas apela à colaboração da população na identificação dos terrenos abrangidos pelas intervenções. “Apelamos à identificação dos proprietários, arrendatários, usufrutuários ou entidades que a qualquer título detenham terrenos nestas localidades, e que se encontram assinalados em planta, bem como do artigo matricial dos Imóveis em causa, junto da autarquia”, lê-se na nota.
Para consulta do edital e planta, está disponível a página oficial da Câmara Municipal de Nelas ou o atendimento presencial nos serviços municipais.