No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Um convívio social no estabelecimento de restauração e bebidas na União de Freguesias de Carvalhais e Candal, em São Pedro do Sul, , tendo já provocado uma vítima mortal, confirmou esta quarta-feira (27 de outubro) fonte da Saúde Pública ao Jornal do Centro. O concelho está agora em risco muito elevado de infeção.
O convívio envolveu pessoas com mais de 65 anos, vacinadas contra o novo coronavírus, que, além de uma vítima mortal, já provocou o internamento de várias pessoas.
O surto na localidade acabou também por se alastrar às freguesias vizinhas e às escolas. Segundo a mesma fonte, nesta altura, há uma turma de um jardim de infância em casa, havendo registo de sete crianças em isolamento, uma educadora e uma auxiliar.
Há ainda uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) com 17 casos confirmados entre utentes e funcionários. O surto na instituição começou no centro de dia e acabou por se alastrar para o apoio domiciliário.
Neste momento, São Pedro do Sul está com uma taxa de incidência de 610 casos por 100 mil habitantes. Nos últimos dez dias, registaram-se 52 contagiados.
As autoridades de saúde estão preocupadas e dizem que a propagação do vírus advém da realização de convívio sociais, sem máscara, desprotegidos e sem distanciamento físico.
A saúde pública pede ainda à população, mesmo vacinada, para estar atenta e não desvalorizar sintomas ligeiros, como o pingo no nariz ou a congestão nasal.
Para além disso, apela aos pais das crianças e jovens para não desvalorizarem os sintomas dos filhos e lamenta que os encarregados de educação tenham alguma resistência em testar os mais novos, algo que dificulta o controlo da pandemia.
Os médicos criticam ainda a população por omitir os contactos que tiveram nos últimos dias.