No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
O coreógrafo francês Antonin Comestaz está em Viseu no próximo dia 29 de novembro, para orientar a oficina “Body Riddles”, integrada no segundo Laboratório Coreográfico promovido pela PLAY FALSE | associação cultural, em parceria com o Teatro Viriato. A iniciativa destina-se a estudantes e profissionais da dança maiores de 16 anos e promete uma imersão criativa na linguagem singular do artista.
Com uma carreira enquanto bailarino em algumas das mais prestigiadas companhias europeias — como o Ballet da Ópera de Paris, Ballet de Hamburgo, Tanz Theater München, Ballet Mainz e Scapino Ballet Rotterdam — Antonin Comestaz dedica-se à coreografia desde 2013, distinguindo-se por um estilo que cruza influências tão diversas como mímica, breakdance, ballet, dança contemporânea e até cartoons.
Em “Body Riddles”, o coreógrafo convida os participantes a explorar um método que trata o movimento como linguagem: gestos transformam-se em palavras, sequências dão vida a personagens, histórias ou enigmas. A oficina será desenvolvida em três fases complementares: a primeira centrada na familiarização com a filosofia de movimento do artista através da improvisação; a segunda dedicada à aplicação desses conceitos a material coreográfico marcado por rápidas mudanças de dinâmica; e a terceira orientada para a desconstrução e recontextualização criativa desse material com o contributo dos participantes.
Os “Laboratórios Coreográficos” constituem uma iniciativa contínua da PLAY FALSE | associação cultural, em parceria com o Teatro Viriato, que reúne coreógrafos de renome internacional para promover espaços de experimentação e partilha, reforçando o papel da dança contemporânea no panorama artístico local e nacional.