No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
A organização da segunda edição da Corrida S. Silvestre de Tondela espera ultrapassar o milhar de participantes na prova solidária que se realiza a 3 de janeiro, a partir das 18h00, no Parque Urbano da cidade. Promovido pela Cooperativa Vários e pela empresa SPMAQ, o evento, que conta com o apoio da autarquia, promete voltar a encher as ruas de Tondela de atletas e caminheiros.
A S. Silvestre, cuja receita reverte a favor de uma instituição social, volta a realizar-se depois do sucesso da primeira edição, que juntou cerca de 700 participantes. O programa inclui uma corrida de 10 quilómetros e uma caminhada de 5 quilómetros, abertas a todas as idades e níveis de preparação.
Durante a apresentação, o vereador do Desporto, Francisco Fonseca, manifestou entusiasmo com a realização do evento. “Ficamos muito agradados por ver a cidade cheia de gente a correr. É muito importante termos este tipo de iniciativas para o município e para a região. Promovem o desporto, trazem pessoas e dinamizam Tondela”, afirmou, desejando que a segunda edição “corra tão bem ou melhor do que a primeira”.
Carina Fernandes, da SPMAQ, agradeceu o “grande apoio” dado pelo município e expressou confiança no crescimento da prova. “Queremos continuar a desenvolver o evento, trazer mais pessoas ao concelho e propagar a imagem da corrida”, sublinhou.
Também Nazaré Gouveia, presidente da Cooperativa Vários, destacou o caráter social da iniciativa. “O que está em causa não é apenas a promoção do desporto e da cidadania, mas sobretudo a inclusão social”, afirmou, lembrando a importância de envolver toda a comunidade.
A prova volta a contar com o apoio do CDT Atletismo, cujo dirigente Luís Martins manifestou “orgulho e satisfação” em colaborar com uma corrida que “logo na primeira edição se tornou uma marca da cidade, com um propósito tão nobre”.
As inscrições, abertas desde setembro, podem ser efetuadas no site da Vários ou em acorrer.pt. Segundo Eduardo Martins, da organização, já se inscreveram cerca de uma centena de participantes. “Na primeira edição fomos apanhados de surpresa pela adesão. Este ano, esperamos ultrapassar os mil inscritos, tanto na corrida como na caminhada. A marca S. Silvestre mexe sempre muito”, concluiu.