No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
O centro de vacinação contra a Covid-19 de Viseu vai ser gradualmente desmantelado no Pavilhão Multiusos. O serviço vai mudar para o edifício da Caixa (Segurança Social), onde agora funciona a área Covid.
O anúncio foi feito esta segunda-feira (28 de fevereiro) pela Câmara, que desativou o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil. A medida teve a luz verde da Comissão Municipal de Proteção Civil. O centro de vacinação estava instalado no Multiusos desde fevereiro de 2021.
O Município refere, em comunicado, que a desinstalação será promovida “em articulação” com o Agrupamento de Centros de Saúde Dão Lafões e que a vacinação irá continuar numa “infraestrutura mais pequena e ajustada às necessidades da fase do plano de vacinação que decorre”, nas instalações do ACES, a partir de 7 de março.
A saída da vacinação do Multiusos já tinha sido revelada pelo presidente da Câmara, Fernando Ruas, numa reunião do executivo realizada há mais de uma semana e meia.
Na altura, o autarca disse que o centro já não estará no Pavilhão Multiusos na altura em que regressa a Feira de S. Mateus e que já estava a ser estudada a hipótese de o transferir para um espaço mais pequeno.
Além disso, a autarquia de Viseu anunciou também que vão ser desativados os centros de testagem que foram abertos no centro da cidade com o agravamento dos casos de Covid-19 em dezembro do ano passado.
Os pontos de testagem foram instalados no recinto da Feira de S. Mateus, em Jugueiros, no Rossio e na Avenida Infante D. Henrique, onde foram feitos milhares de testes. Alguns dos centros funcionavam 24 horas por dia.
O Governo também já tinha decidido reduzir de quatro para dois os testes gratuitos que cada pessoa poderá fazer por mês à Covid-19. As farmácias continuam a realizar os testes.
As medidas são justificadas pela atual situação pandémica que, lembra a Câmara, permite “o desagravamento de medidas” restritivas dada a redução dos casos nos últimos tempos.
Mesmo assim, Viseu mantém-se em situação de alerta. Perante isto, a Câmara apela à população para que continue a seguir as recomendações das autoridades de saúde como o cumprimento da necessária etiqueta respiratória, entre outras.
De acordo com os mais recentes dados, Viseu tem hoje uma taxa de incidência de 1.983 casos por 100 mil habitantes.