No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
O Hospital de Viseu registou mais duas vítimas mortais por Covid-19 nas últimas 24 horas. Os números não têm parado de aumentar nos últimos dias.
De acordo com o balanço atualizado esta quarta-feira (26 de janeiro), registaram-se ainda mais 14 admissões e cinco altas nas últimas horas.
O Hospital de Viseu tem agora internadas 74 pessoas, todas em enfermaria. A unidade de cuidados intensivos não tem doentes acamados com Covid-19 há já cerca de uma semana.
E com estes dois óbitos, são já 29 as mortes registadas nesta unidade de saúde desde o início de janeiro.
O número de mortes associadas à pandemia é, no entanto, muito diferente do cenário que aconteceu há um ano.
Em janeiro de 2021, a região de Viseu teve, pelo menos, 225 óbitos confirmados de acordo com as informações que, na altura, eram essencialmente disponibilizadas pelas autarquias e pela Proteção Civil Distrital.
Agora, essas mesmas informações são menos precisas e mais escassas. Em muitos casos, as autarquias deixaram de divulgar os números da pandemia nos concelhos com tanta precisão como o faziam antes, recorrendo muitas vezes aos números que lhes são facultados pelas autoridades de saúde.
Há um ano e à semelhança do que acontece agora, praticamente todos os concelhos da região já tinham registos de mortes associadas à pandemia à exceção de Moimenta da Beira, que continua hoje a não divulgar este indicador.
No balanço regional, consta-se o registo de, pelo menos, 703 óbitos confirmados desde o início da pandemia. No final de janeiro de 2021, esse número atingia os 413.
Também desde o início da pandemia, a região de Viseu registou para já 49.523 infetados, 703 mortos e 34.536 recuperados.
No início do ano, o distrito tinha 38.374 infetados, o que, em comparação com os dados atuais, representa uma subida de 11.149 casos.
Em janeiro de 2021, a região teve mais 13.144 casos, registando acumulados de 9.751 casos no dia 1 e de 22.895 no dia 31.