5
resende
IP3
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roberto rodrigues escanção
CVRDao_2
March-711-4
Home » Notícias » Diário » Covid-19: mais de 2.000 pessoas foram internadas no Hospital de Viseu desde o início da pandemia

Covid-19: mais de 2.000 pessoas foram internadas no Hospital de Viseu desde o início da pandemia

pub
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
03.01.22
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
03.01.22
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Covid-19: mais de 2.000 pessoas foram internadas no Hospital de Viseu desde o início da pandemia

O Hospital de Viseu registou mais um óbito por Covid-19 nas últimas 24 horas. Esta foi a única atualização reportada no balanço desta segunda-feira (3 de janeiro) do Centro Hospitalar Tondela-Viseu.

Nas últimas horas, não houve nenhum novo internamento nem altas. De acordo com o Centro Hospitalar, dos 26 internados nesta altura, há 21 na enfermaria e cinco nos cuidados intensivos.

Números que são bem inferiores em comparação com o pico de internamentos que o Hospital registou há precisamente um ano. Desde o início da pandemia, já foram internadas 2.075 pessoas com Covid-19 no Centro Hospitalar Tondela-Viseu.

Os números foram apresentados esta segunda-feira (3 de janeiro) pelo diretor clínico, Eduardo Melo, durante a cerimónia de receção aos novos 97 médicos internos da unidade hospitalar.

“Nós, desde março de 2020, já internámos 2.075 doentes Covid e 500 dos nossos profissionais já estiveram doentes desde o início da pandemia. Temos quase a totalidade dos nossos profissionais vacinados agora, agora já com a terceira dose”, disse.

O responsável frisou que o Hospital tem tido “um trabalho muito intenso por parte da nossa área de saúde ocupacional e da nossa comissão de controlo de infeção para garantir a segurança dos profissionais, utentes e doentes”. “Para nós, o Covid foi um desafio enorme”, reiterou.

Segundo Eduardo Melo, o Hospital de Viseu está hoje a lidar melhor com o novo coronavírus. O diretor clínico do CHTV disse que não acredita que a pressão registada há um ano se volte a repetir e recordou os números de então.

“No ano passado, estávamos numa situação que era muito mais dramática. Há um ano, já tínhamos uma grande pressão no internamento que culminou com um pico que atingiu os 280 doentes Covid no final de janeiro. Foi uma disrupção enorme com um pico de internamentos de 256 doentes na enfermaria, ocupando 10 enfermarias, e 24 doentes nos cuidados intensivos. Felizmente, não prevemos que isso venha novamente a acontecer”, sublinhou.

Eduardo Melo fez ainda votos para que os internos fiquem no CHTV, mas sobretudo no Serviço Nacional de Saúde. O diretor clínico acredita que o SNS foi determinante na luta contra o coronavírus.

“Se não existisse um SNS organizado e estruturado, não teríamos resistido como sociedade à pandemia. Vimos de uma forma muito clara, com a resposta à pandemia, como é necessário haver uma resposta de caráter nacional com a normalização dos procedimentos e uma pirâmide hierárquica bem definida para responder a estas situações de verdadeira crise”, disse.

Eduardo Melo acrescentou que, mesmo “com todos os constrangimentos, o sofrimento e os óbitos”, a luta contra a pandemia em Portugal foi um caso de sucesso e o SNS teve “uma resposta muito boa dentro daquilo que é possível”.

Palavras ditas na cerimónia de receção aos novos internos do Hospital de Viseu, que vai passar a acolher 64 médicos de formação geral e 33 de formação especializada.

pub
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Notícias relacionadas

Procurar