No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Viseu continua a ser fortemente atingido pela pandemia da Covid-19. Só na passada terça-feira (18 de janeiro), a cidade registou mais 614 infetados e foi mesmo o concelho da região Centro que teve mais casos em 24 horas.
De acordo com as autoridades de saúde, Viseu está nesta altura com uma média de 250 a 300 casos novos de Covid-19 por dia.
O Jornal do Centro sabe ainda que as autoridades de saúde estão a vigiar 15 instituições de resposta a idosos, sendo que a grande parte dos lares estão com surtos identificados. No entanto, a sintomatologia é ligeira.
Também segundo as informações das autoridades, Viseu continua a ver aumentar a sua taxa de incidência. Atualmente, quatro em cada 100 pessoas do concelho estão infetadas com o novo coronavírus. Os dados mais recentes dão conta de uma taxa de 4.410 casos por 100 mil habitantes.
Entretanto, convém não esquecer das novas regras de isolamento para quem tem teste positivo à Covid-19. A delegada de saúde Sara Dias deixou alguns esclarecimentos sobre as novas medidas que implicam que, para quem não tem sintomas ou sintomas ligeiros, o isolamento deve ser cumprido por sete dias.
“Todos os casos que testam positivo recebem automaticamente, passadas umas horas depois de receberem o resultado do teste, uma declaração de isolamento que serve para justificar as faltas ao trabalho e é válida por sete dias. A declaração é provisória porque permite aumentar a data caso venha a ser necessário”, explicou.
Além dessa declaração, acrescentou a médica, os infetados também devem preencher o formulário de inquérito epidemiológico “que é fundamental que preencham com os dados dos contactos próximos, nomeadamente coabitantes”.
“Os coabitantes ficam com acesso automático ao teste e com uma declaração de isolamento profilático. Neste momento, a intervenção é colocada na ótica da responsabilização do cidadão, ou seja, o cidadão positivo vai receber no seu telemóvel todas as ferramentas que vão permitir a sua gestão da doença e a identificação dos contactos”, disse.
Quanto às regras de isolamento, Sara Dias lembrou que as pessoas que estejam assintomáticas ou com sintomas ligeiros não serão contactadas pelos profissionais de saúde e ficarão sete dias em isolamento.
“No final do termo do isolamento, podem retomar o trabalho. Se se desenvolver sintomatologias, devem contactar a linha Saúde 24 e vão ter o encaminhamento adequado para observação, por exemplo, no serviço de urgência hospitalar”, disse.
Balanço regional
Já em toda a região de Viseu, houve registo de pelo menos 551 infetados pelo coronavírus nas últimas horas.
Tondela registou mais 110 casos, tendo agora 737 infeções ativas. Já Mangualde teve 88 infetados, com 511 casos ativos, e Lamego 87 novos casos, com 829 ativos.
Aguiar da Beira reportou 49 casos, São João da Pesqueira 43, Carregal do Sal 36, Nelas 34, Moimenta da Beira 32, Penalva do Castelo 25, Penedono 20, Tabuaço 14 e Sernancelhe 13.
Entretanto, há um surto de Covid-19 no lar do Centro Social e Paroquial de Lamosa, no concelho de Sernancelhe.
A instituição tem utentes e funcionários infetados. Os idosos e os trabalhadores foram testados na terça-feira, mas os resultados ainda não são conhecidos. Fonte da instituição adiantou ao Jornal do Centro que há alguns utentes contagiados com o coronavírus, estando a maioria assintomática.
No entanto, uma idosa teve de ser encaminhada para o Hospital de Viseu, onde ficou internada. Mesmo assim, a direção do Centro Social garante estar mais tranquila porque os idosos já tomaram a terceira dose da vacina contra a Covid-19.
O Hospital de Viseu, que já regista 15 óbitos desde o início do ano, tem nesta altura 56 pessoas internadas, incluindo 55 na enfermaria e uma nos cuidados intensivos.
Desde o início da pandemia, a região registou pelo menos 45.853 infetados, 701 óbitos e 32.893 recuperados. Tem agora 3.426 casos ativos.
Já Portugal atingiu, pelo segundo dia consecutivo, um novo máximo de casos de Covid-19. O país teve esta quarta-feira mais 52.549 casos e 33 mortes nas últimas 24 horas, segundo a Direção-Geral da Saúde.
A incidência de infeções com o coronavírus aumentou para 4.490,9 casos por 100 mil habitantes em Portugal, enquanto o índice de transmissibilidade Rt desceu para 1,11.
Considerando apenas Portugal continental, a incidência registou também um crescimento para 4.437,4 casos.