No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
A região de Viseu reportou esta quinta-feira (16 de dezembro) um total de 68 casos confirmados de Covid-19 nas últimas horas.
Só em Tondela, foram registados 31 novos infetados por Covid-19 e também mais 90 recuperados. Atualmente estão ativos 94 casos.
Casos esses que estão espalhados pela comunidade local, adiantou o presidente da autarquia, José António Jesus, em declarações ao Jornal do Centro, acrescentando que também há casos em escolas.
“Não se pode dizer que são focos muito dirigidos, os casos estão um pouco pela comunidade e também têm a ver, em muitos casos, com o aumento muito significativo de testes que estão a ser feitos”, justificou.
José António Jesus afirmou que “olhamos sempre com preocupação para estes números”e apelou à população de Tondela para que ajude a conter a pandemia nesta altura do Natal “através da nossa atitude e das nossas medidas, para que não se deixe propagar a situação em que estamos”.
Já em Mangualde, foram reportadas mais sete infeções e 60 recuperados nas últimas horas. Segundo o presidente da Câmara, Marco Almeida, os números estão a baixar.
“Temos 79 casos ativos enquanto que ontem (dia 15) tínhamos 132. Os números que recebemos da delegada de saúde dão-nos uma redução drástica de casos positivos e ativos. São casos que estão espalhados pela comunidade e não está aqui envolvida nenhuma escola, o que nos retira de uma situação que nos estava a trazer algumas preocupações e que nos levaram ao cancelamento de um conjunto de atividades de Natal”, explicou ao Jornal do Centro.
O autarca continua a apelar ao cumprimento das recomendações da Direção-Geral da Saúde “de forma a podermos ultrapassar esta situação que continua a ser preocupante”.
Já em Viseu, a taxa de incidência continua a subir tendo agora o registo de 880 casos por 100 mil habitantes, o dobro da média nacional. A situação está a preocupar a Câmara, que já garantiu que vai tomar mais medidas de controlo à pandemia, caso haja necessidade.
A cidade também passou a ter, a partir desta quinta-feira, mais dois centros de testagem à Covid-19 no Rossio e em Jugueiros, sendo que ainda estão a ser analisados mais dois novos centros.
Em Lamego, o Centro de Vacinação no Centro Multiusos já reabriu esta quinta-feira tendo começado a receber os primeiros cidadãos para a toma da vacina.
A Câmara assegura que a valência vai estar aberta todos os dias nas próximas semanas para atender a população que vai receber a dose de reforço contra a Covid-19 e iniciar a vacinação nas crianças.
No resto da região, foram confirmados mais 12 casos em Aguiar da Beira, oito em Moimenta da Beira, cinco em Nelas, dois em Armamar e Carregal do Sal e um em Penalva do Castelo.
O Hospital de Viseu regista nesta altura um total de 38 doentes internados com Covid-19, incluindo 32 na enfermaria e seis nos cuidados intensivos.
Desde o início da pandemia, a região de Viseu teve pelo menos 36.532 infetados, 698 óbitos e 29.536 recuperados do novo coronavírus.
No balanço nacional, Portugal teve esta quinta-feira mais 5.137 casos e 19 mortes.
Para mais informações, confira em covid.jcentro.pt.