No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
O Coro Infantojuvenil da Paróquia de Abraveses representou a Diocese de Viseu na primeira Jornada Mundial das Crianças, que decorreu no passado fim de semana (25 e 26 de maio) em Roma.
O grupo, constituído por cerca de 50 pessoas, entre crianças, familiares e responsáveis, foi também um dos poucos a representar Portugal junto do Papa Francisco na iniciativa inédita da Igreja Católica.
Na Jornada Mundial das Crianças, os mais novos desfilaram vestidos a rigor com trajes típicos da região da Beira, de Viana do Castelo e da Madeira, tendo ainda protagonizado os três pastorinhos de Fátima, representando a cultura, religião e tradição nacionais. Também a voz do coro se fez ouvir nos dois dias do evento.
“No sábado estivemos no Estádio Olímpico de Roma, onde tivemos várias atividades e o Papa falou com todos e, no domingo, participámos na missa celebrada na Praça de São Pedro, com a presença de 50 mil crianças de todo o mundo, de 101 nacionalidades”, explicou Abel Dias, diretor do Secretariado Diocesano da Educação Cristã (SDEC) de Viseu.
Segundo o responsável, para muitas das crianças que estiveram em Roma, esta foi a primeira vez que viajaram de avião e viram Roma e o Papa “de modo que causou muito entusiasmo” junto dos mais novos.
“Fizeram muitas perguntas sobre o Papa e sobre a Igreja, absorvendo tudo aquilo que experienciaram nestes dias”, realça Abel Dias, acrescentando que o intercâmbio com crianças de outros países “enriqueceu esta viagem”.
O diretor do SDEC de Viseu refere ainda que experiências como a que os mais novos viveram em Roma não só as motivam como “as deixam alegres e lhes abrem o apetite para também se sentirem comprometidas com a vivência cristã”.
Após a Jornada Mundial das Crianças, os mais novos sugeriram recriar o encontro com todas as crianças da Diocese em Viseu, no Estádio do Fontelo. É “uma boa sugestão que deve ser pensada e acolhida”, diz Abel Dias.
A construção de um mundo novo, com os valores das crianças e a necessidade de serem ouvidas, com um olhar mais atento da própria Igreja, foi uma das grandes mensagens desta Jornada.
Também o bispo de Viseu, D. António Luciano, esteve presente, tendo acompanhado o grupo de Abraveses. “Foi uma experiência muito enriquecedora que certamente ficará na memória de todos, crianças, jovens e familiares”, disse.