arvores
douro
presepio rebordinho 1
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
confraria
palavras e letrasjpg
exposição lego viseu
Home » Notícias » Cultura » Cultura persa inspira nova peça de Clara Andermatt que chega esta sexta-feira ao Teatro Viriato

Cultura persa inspira nova peça de Clara Andermatt que chega esta sexta-feira ao Teatro Viriato

Teatro de Viseu recebe esta sexta-feira o espetáculo de dança “Sensorianas”

 Atletas olímpicos confirmados em desfile de moda no Forum Viseu
16.05.25
fotografia: Guilherme Gouveia/Facebook Estúdios Victor Córdon
partilhar
 Atletas olímpicos confirmados em desfile de moda no Forum Viseu
16.05.25
Fotografia: Guilherme Gouveia/Facebook Estúdios Victor Córdon
pub
 Cultura persa inspira nova peça de Clara Andermatt que chega esta sexta-feira ao Teatro Viriato

O Teatro Viriato, em Viseu, recebe esta sexta-feira (16 de maio) a nova peça de Clara Andermatt, “Sensorianas”. O espetáculo, inspirado na cultura persa, representa um desafio de aproximação e celebração da riqueza cultural do Irão e incorpora contribuições da diáspora iraniana radicada em Portugal.

“Fui convidada a abordar o Irão e a sua cultura pelos Estúdios Victor Córdon através da criação de uma peça a apresentar no âmbito do programa Outros Mundos. Encarei o convite como um desafio de aproximação à cultura persa permitindo-me explorar e celebrar a sua riqueza”, explicou a coreógrafa, segundo o Teatro Viriato.

Face ao desafio, Clara Andermatt decidiu “aliar encanto e contemplação a partir de uma experiência artística ancorada nos contributos da diáspora iraniana”.

“Desbravámos o caminho temático da peça compilando visões individuais portadoras de referências, sugestões e pistas de estudo. Explorámos diferentes estilos de dança tradicional do Irão, reinterpretados por mim e pelos colaboradores desta criação à luz da dança contemporânea”, acrescentou a coreógrafa, considerada um dos maiores nomes da dança contemporânea portuguesa.

O foco, de acordo com a coreógrafa, recai sobre o universo feminino, tendo a poesia e a música iranianas, entre outras, como elementos integradores e inspiradores. Além disso, Clara Andermatt foca o universo feminino e move-se num espaço de diálogo e reflexão sobre aspetos de vida quotidiana, da liberdade, e da diversidade cultural reinterpretando dança, poesia e música do Irão. 

“Não procuro abarcar a imensidão da cultura persa nem tenho a pretensão de a representar, tarefa impossível e indesejável para quem se aproxima pela primeira vez de uma realidade vasta e complexa. Proponho uma visão subjetiva animada da vontade de promover encontros e de construir pontes culturais. Um olhar curioso e interessado para uma realidade muito diferente da nossa. Um espaço de diálogo e reflexão sobre aspetos da vida quotidiana, da liberdade e da diversidade cultural que devemos defender e celebrar no contexto global atual”, salientou. 

O espetáculo integra o programa “Outros Mundos”, criado pelos Estúdios Victor Cordon e dedicado a comunidades migrantes residentes em Portugal que propõe, através do estudo das suas culturas, criar objetos de partilha e interação pública. O programa elege ciclicamente um país-alvo e pretende dar destaque à cultura desse país através do olhar de um criador da área da dança. 

Clara Andermatt é uma das pioneiras do movimento da Nova Dança Portuguesa. Ao longo da sua carreira, a coreógrafa revelou uma identidade particularmente singular no panorama artístico nacional e internacional e deixou marcas na história da dança contemporânea portuguesa. 

pub
 Atletas olímpicos confirmados em desfile de moda no Forum Viseu

Outras notícias

pub
 Atletas olímpicos confirmados em desfile de moda no Forum Viseu

Notícias relacionadas

Procurar