No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
A Comissão Vitivinícola Regional (CVR) do Dão assinou com a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) um protocolo de cooperação com vista a tentar assegurar a autenticidade dos vinhos da região.
Segundo a CVR, a parceria estratégica tem como objetivo “incrementar uma boa articulação” com a ASAE “para garantir o cumprimento da lei na defesa da Denominação de Origem Dão e Lafões e Indicação Geográfica Terras do Dão”.
O protocolo visa estreitar a cooperação entre as duas entidades “no domínio da garantia da rastreabilidade dos vinhos do Dão às vinhas dos respetivos produtores”.
“Esta é uma ação de grande importância para o setor e que é exemplo de boas práticas. Estamos empenhados em melhorar procedimentos, com vista ao cumprimento da Lei e à criação de valor acrescentado para a produção de um vinho genuíno e único no Mundo como é o caso dos Vinhos do Dão”, disse o presidente da CVR Dão, Arlindo Cunha.
A comissão vitivinícola acrescenta que a parceria também visa garantir “um maior rigor e acompanhamento de processos partilhados, baseando-se na articulação de ações conjuntas, ações de formação e partilha de conhecimentos para reforçar o controlo da origem dos vinhos do Dão”.