Igreja de Santa Maria Maior de Tarouquela_660x371-2
psd_0
cristiano bacciojpg
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
vinhos adega vila nova tazem
palacio do gelo natal 2 1
Moimenta com Sabor_Maçã2024
Home » Notícias » Diário » Deputados do PSD criticam declarações do presidente da Câmara de Viseu sobre IP3

Deputados do PSD criticam declarações do presidente da Câmara de Viseu sobre IP3

Ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz, revelou que até 15 de dezembro haverá uma decisão sobre o traçado do IP3 que terá perfil de autoestrada até 2034

pub
 Stellantis Mangualde reforça exportações com operação inédita a partir do Porto de Leixões
28.11.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Stellantis Mangualde reforça exportações com operação inédita a partir do Porto de Leixões
28.11.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Deputados do PSD criticam declarações do presidente da Câmara de Viseu sobre IP3

Os deputados do Partido Social Democrata eleitos pelo distrito de Viseu consideram “politicamente inaceitáveis e profundamente incoerentes” as declarações do presidente da Câmara de Viseu sobre a urgência da execução do IP3, acusando o executivo socialista de anos de inação na região.

Segundo os deputados do PSD, “durante os oito anos de governação do Partido Socialista não foi sequer possível definir o traçado desta ligação fundamental para Viseu, com anos de anúncios, estudos e propaganda sem que qualquer obra tivesse sido concretizada”.

Os social-democratas lembram que, em 2016, quando o Governo liderado por António Costa cancelou a “Via dos Duques” (projeto apresentado por Passos Coelho e que permitiria concluir o IC12 e garantir a ligação de Viseu a Coimbra em perfil de autoestrada até 2022), o presidente da Câmara de Viseu, João Azevedo, manteve-se em silêncio. “Na altura, não houve pressa, exigência ou indignação”, afirmam.

Agora, sublinham os deputados, “João Azevedo exige celeridade ao atual Governo, que está a avançar com decisões, calendário e obra em perspetiva graças ao compromisso dos deputados do PSD eleitos pelo distrito e ao apoio pessoal do primeiro-ministro, Luís Montenegro”.

Os parlamentares defendem que o Presidente da Câmara deve “concentrar-se no cumprimento das promessas eleitorais feitas aos viseenses, em vez de tentar apropriar-se politicamente de um processo que o seu partido não resolveu durante o seu mandato”.

“O distrito de Viseu perdeu uma década inteira devido à inércia socialista. Agora, com um novo ciclo político, as decisões estão finalmente a ser tomadas e as obras começam a ganhar forma”, afirmam os deputados do PSD, garantindo que continuarão a trabalhar para concretizar o IP3 e defender os interesses da região.

O presidente da Câmara de Viseu, João Azevedo, disse que é preciso diminuir prazos para que o projeto do IP3 em perfil de autoestrada seja rapidamente executado. O também presidente da CIM Viseu Dão Lafões esteve presente na reunião que na segunda-feira juntou autarcas de Viseu e Coimbra com o ministro da Presidência e o ministro das Infraestrutras.

No final do encontro, onde também esteve a Infraestruturas de Portugal, Miguel Pinto Luz revelou que até 15 de dezembro haverá uma decisão sobre o traçado do IP3 que terá perfil de autoestrada até 2034. Entre as decisões a serem tomadas pelas próprias comunidades intermunicipais servidas pelo IP3, o ministro falou da possibilidade de ligação da A13 a Penacova, com uma nova variante, ou se se avança com a requalificação do IP3 entre Penacova e o nó de Souselas.

Esta quinta-feira, no final da reunião do executivo, João Azevedo assegurou que até 15 de dezembro, a CIM dará o seu parecer. 

“É preciso diminuir prazos”, porque, caso contrário, “só haverá uma ligação completa entre Viseu e Coimbra daqui a 10, 15 ou 20 anos”, disse.

pub
 Stellantis Mangualde reforça exportações com operação inédita a partir do Porto de Leixões

Outras notícias

pub
 Stellantis Mangualde reforça exportações com operação inédita a partir do Porto de Leixões

Notícias relacionadas

Procurar