Em Cambra, uma das freguesias mais antigas do concelho de Vouzela, há…
Neste episódio de A Comer é que a Gente se Entende aprenda…
Uma aldeia que se fechava aos lobos, é hoje o lugar escolhido…
A Feira Aquiliniana regressa ao centro histórico da Lapa, em Sernancelhe, no fim de semana de 31 de maio e 1 de junho. O certame recria a época do fim do século XIX, tal como contada nos livros do escritor Aquilino Ribeiro, e junta artesanato, gastronomia, animação cultural, jogos tradicionais e passeios a cavalo.
O programa começa às 14h00 de 31 de maio. Durante a tarde, há atuações do Grupo Bombos da Veiga, das Concertinas Amigos de Riodades, do Grupo Popular’te, do Rancho Folclórico de Castro Daire, do Grupo Malamados e do Rancho Folclórico Terra da Castanha.
Às 15h00, os romeiros saem à rua num desfile que contará com a participação dos centros lúdicos de Sernancelhe, da escola profissional Esproser e da Escola Básica e Secundária Padre João Rodrigues. A recriação de ofícios históricos e os jogos tradicionais têm lugar a partir das 17h00.
Às 19h30, o grupo de teatro Teatraço apresenta a peça “O Vison Azul”. A partir das 20h00, as tabernas servem “comeres fartos e beberes frescos”.
A 1 de junho, o dia começa às 10h00 com o desfile aquiliniano e a animação de rua das Quinas. Há ainda a missa solene no Santuário de Nossa Senhora da Lapa às 11h30, jogos tradicionais às 14h00, atuações do Grupo de Concertinas Vale do Távora (14h00) e do Rancho Folclórico de Arnas (15h30) e danças e bailias históricas (16h30).
A partir das 15h00, as ruas da Lapa vão encher-se de representações teatrais. Já às 18h00, será apresentada a reedição do “Livro do Menino-Deus” de Aquilino Ribeiro, com a presença do bispo auxiliar do Porto, D. Joaquim Proença Dionísio. A feira encerra às 20h00.
O evento é inspirado nas romarias da Lapa do tempo de Aquilino Ribeiro e proporciona aos visitantes um “regresso” ao passado e uma “viagem” pela identidade das terras e gentes locais.