No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
Um homem, de 61 anos, foi detido por ser o presumível autor de um incêndio numa zona florestal no concelho de Tondela.
O suspeito recorreu a um “pequeno maçarico” para provocar a ignição num eucaliptal, inserido numa zona “com vasta mancha florestal”, explicou a Polícia Judiciária (PJ) em comunicado.
O incêndio, que ocorreu na segunda-eira (16 de junho) deflagrou junto a uma zona urbana e, segundo a autoridade, “só não adquiriu proporções mais gravosas pela rápida intervenção dos Bombeiros Voluntários de Tondela e Cabanas de Viriato”.
“De referir que, nesse dia, verificavam-se condições de risco muito elevadas de incêndio, com temperaturas a rondar os 40º e baixa humidade relativa, propícias a causar um incêndio de grandes dimensões”, acrescentou a PJ.
O homem vai agora ser presente ao Tribunal Judicial de Viseu, a primeiro interrogatório judicial, “para aplicação das medidas de coação tidas por adequadas”.
A detenção foi feita pela Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, com a colaboração do Grupo de Trabalho para a Redução das Ignições em Espaço Rural do Centro e do Núcleo de Proteção Ambiental da G.N.R. de Mangualde.