Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
O Natal é um momento de união, onde o amor se torna…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
O Centro Hospitalar Tondela-Viseu (CHTV) vai organizar, nesta quinta-feira (31 de março), rastreios gratuitos de prevenção do acidente vascular cerebral.
A ação vai servir para assinalar o Dia Nacional do Doente com AVC e decorrerá no átrio do Hospital de Viseu entre as 14h00 e as 15h00.
Segundo uma nota do Centro Hospitalar, os rastreios visarão “sensibilizar para a importância da deteção precoce da doença, bem como aconselhar boas práticas de saúde, bem-estar e de promoção de um estilo de vida saudável”.
O CHTV vai ainda organizar jornadas dedicadas à doença “que vão contar com a presença da associação AVC – União de Sobreviventes, Familiares e Amigos”.
A unidade de saúde recorda que o acidente vascular cerebral constitui “a principal causa de incapacidade e de mortalidade em Portugal”.
De acordo com os mais recentes dados nacionais, o INEM encaminhou, em 2020, 4.939 doentes com suspeita de AVC para os hospitais, o que significou uma média de 14 casos por dia.
Já em 2021, até 29 de março, o INEM encaminhou 1.450 casos de AVC, implicando uma média de 16 casos diários.
Os sintomas incluem desvio da face, falta de força num braço e dificuldade em falar. “Trata-se de uma doença com tratamento que é mais eficaz quanto mais cedo forem detetados os sintomas”, conclui o comunicado do CHTV.