Futebol União de Leiria vs Tondela
chamito académico de viseu
aldeia povoa dao
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
palavras e letrasjpg
exposição lego viseu
all dance
Home » Notícias » Concelho » Viseu » Dia do Exército com exposição em Viseu sobre a antiga indústria militar e as viaturas da coluna do capitão Salgueiro Maia

Dia do Exército com exposição em Viseu sobre a antiga indústria militar e as viaturas da coluna do capitão Salgueiro Maia

O Dia do Exército arrancou hoje em Viseu com uma cerimónia no Adro da Sé. Para ver, uma exposição no Pavilhão Multiusos sobre a história deste ramo militar

 Investidor de Lisboa compra aldeia histórica de Póvoa Dão por 2,35 milhões em leilão online
21.10.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Investidor de Lisboa compra aldeia histórica de Póvoa Dão por 2,35 milhões em leilão online
21.10.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Dia do Exército com exposição em Viseu sobre a antiga indústria militar e as viaturas da coluna do capitão Salgueiro Maia

O Chefe do Estado-Maior do Exército afirmou esta segunda-feira, em Viseu, que Portugal tem condições para voltar a ter uma indústria militar relevante, sublinhando que o país “tem capacidade instalada e qualidade para produzir”. O General Eduardo Mendes Ferrão destacou ainda que o Exército cresceu 6 por cento no último ano em número de efetivos, invertendo uma tendência de duas décadas de perda de pessoal.

“Se fomos capazes no passado, por que não seremos capazes hoje? É este o caminho que tenho procurado demonstrar, em contacto com a nossa indústria e com a academia, mostrando que Portugal tem condições para ter uma boa indústria de defesa”, afirmou o Chefe do Estado-Maior no arranque das comemorações do Dia do Exército, que decorrem em Viseu até sábado.

O responsável explicou que essa revitalização da indústria militar “depende muito da iniciativa dos industriais nacionais, da cooperação internacional e da capacidade de agarrar as oportunidades que estão à frente”. Sublinhou ainda que o Ministério da Defesa tem dado sinais de apoio e que existem “grandes players internacionais dispostos a cooperar com as empresas portuguesas”.

As comemorações do Dia do Exército em Viseu marcam uma semana dedicada à instituição e às suas capacidades. “É uma semana do Exército em que conseguimos trazer para a cidade de Viseu tudo aquilo que são as nossas capacidades mais modernas, mostrar o que é o Exército hoje, mas também o que foi o Exército no passado”, referiu.

Entre as principais novidades da programação está uma exposição sobre a antiga indústria militar portuguesa, que reúne equipamentos e viaturas produzidos em Portugal e utilizados nas Forças Armadas, e uma mostra histórica com as viaturas da coluna do Capitão Salgueiro Maia, que desfilaram em Lisboa na madrugada de 25 de Abril.

“Queremos que as pessoas conheçam o Exército de hoje. Muitas vezes há uma ideia de que o Exército é antigo ou mal equipado, mas isso já não corresponde à realidade. O Exército está a modernizar-se e vai modernizar-se ainda mais”, afirmou o Chefe do Estado-Maior, acrescentando que esta iniciativa serve também para reforçar a autoestima dos militares e informar os cidadãos sobre os progressos em curso.

Durante a semana decorre ainda um seminário sobre novas tecnologias e inovação, que junta academia, indústria e militares para debater as tendências da modernização e as oportunidades de desenvolvimento e produção de equipamentos em Portugal.

O Chefe do Estado-Maior sublinhou, por fim, que o aumento de 6% nos efetivos do Exército é “notável”, embora o objetivo seja continuar a crescer. “Depois de quase vinte anos a perder gente, voltar a crescer é significativo. Mas o tempo é curto e temos de acelerar. Algumas medidas já foram implementadas e outras estão em preparação para promover mais recrutamento, qualificação e retenção”, concluiu.

As comemorações do Dia do Exército prosseguem em Viseu até sábado, com exposições, demonstrações e atividades abertas ao público, mostrando a história, a modernidade e o futuro das Forças Armadas portuguesas.

pub
 Investidor de Lisboa compra aldeia histórica de Póvoa Dão por 2,35 milhões em leilão online

Outras notícias

pub
 Investidor de Lisboa compra aldeia histórica de Póvoa Dão por 2,35 milhões em leilão online

Notícias relacionadas

Procurar